Como Fazer Cortador de Garrafas de Vidro com Resistência?

Uso Tradicional das Resistências

A principal utilização da resistência elétrica acontece nos chuveiros, item indispensável no dia a dia atual, e é disso que será falado agora.

O chuveiro é um utensílio amplamente utilizado e que tem como principal função a terminação da água, já que é constituído por pequenos furos onde a água é dispersa para fins de cuidados e higiene pessoal.

Esse aparato tem origens bem antigas, já que diversas pinturas apontam a sua existência no Antigo Egito e na Grécia, além da ser considerado bem comum na Roma Antiga também. Já no Japão, ele também é utilizado há bastante tempo, mas mais do que o foco que possui hoje, ele era necessário para anteceder o banho que era realizado em banheiras de imersão, oficializando o ritual de higiene.

Ainda que muito antigo, o chuveiro que conhecemos atualmente, sofreu várias adaptações até chegar no que é hoje, e a principal mudança se refere ao aquecimento da água. Originalmente ele não contava com essa característica de conter água quente, e quando possuía, o aquecimento era previamente realizado e em um compartimento separado.

Porém, no século XX isso se alterou, e o aquecimento a gás passou a ser utilizado nos Estados Unidos e na Europa. Outra forma de aquecimento da água que era usada antigamente, era o uso do Torpedo, que funcionava com o uso de uma caixa d’água onde o líquido ficava quente por meio de uma serpentina do encanamento que é colocada em um fogão a lenha. Hoje esse segundo método ainda é utilizado, mas em menor escala.

Já o chuveiro elétrico, que é o mais difundido nos dias de hoje, foi desenvolvido no Brasil na década de quarenta, e as peças fundamentais nesse aparelho são o resistor – popularmente conhecida como resistência – e uma membrana de borracha.

A resistência é uma peça metálica composta basicamente de cromo ou níquel, ou ainda uma junção dos dois. Eles são os mais indicados, devido a característica de conseguirem chegar a temperaturas muito elevadas e não se danificarem, nem sofrerem nenhum tipo de prejuízo. Assim, no momento em que a água passa por ela, ela é aquecida.

Já a membrana de borracha se localiza antes dos furos do chuveiro, onde a água sai, e assim a água pressiona essa membrana, que faz com que a chave elétrica seja acionada e assim, possibilitando o funcionamento do chuveiro conforme os passos abaixo:

– Inicialmente, quando o registro é aberto, a água entra no recipiente do chuveiro com bastante pressão, e parte dela é acumulada no chuveiro, fazendo com que a pressão da água ao sair seja diferente.

– A água acumulada na caixa do chuveiro pressiona a membrana de borracha, que tem contato com alguns dispositivos elétricos e que pode acioná-los, fazendo com que a corrente elétrica também seja acionada, ligando o chuveiro de fato.

– A corrente elétrica passa pela resistência, fazendo com que a mesma se aqueça, e consequentemente, a água que está próxima dela também se aquece.

– Já no momento em que o registro é fechado, a água restante escoa e a membrana de borracha volta a sua condição inicial, encerrando o contato com a parte superior do chuveiro, e assim, também interrompendo a passagem da corrente elétrica.

Como já foi dito acima, o aquecimento da água do chuveiro se dá através da resistência, e essa temperatura pode ser regulada, por meio de chaves que se encontram no exterior do chuveiro.

Essa chave determina o comprimento da resistência e por motivos físicos, regidos principalmente pela Lei de Ohm, quando se muda a chave de modo a fazer a corrente passar pela menor resistência, maior corrente estará circulando, e assim maior será o aquecimento da água. Analogamente, se o desejado for uma água com temperatura mais baixa, deve-se mudar a chave e fazer com que a resistência seja maior, fazendo a corrente que circula ser menor e a temperatura também.

Uso Alternativo da Resistência

Até agora já ficou claro que a principal função da resistência é esquentar a água dos chuveiros, porém as pessoas conseguiram tirar proveito desse artefato para outras coisas, entre elas para cortar garrafas de vidro, sendo bastante útil para artesãos e/ou para pessoas que realizam trabalhos recicláveis, manuais e artísticos.

Como Cortar Garrafa de Vidro com Resistência

Primeiramente, é interessante fazer uma base com tijolos em forma de um “V”, para alocar a resistência. Quando isso for feito, posiciona-se a garrafa com a parte onde se deseja fazer o corte bem em cima da resistência e já pode liga-la.

Conforme a resistência vai se aquecendo, deve-se ir girando a garrafa – sempre com muito cuidado para evitar queimaduras. – E assim, quando ela atingir uma determinada temperatura, ela irá se romper.

Depois disso é extremamente necessário fazer o acabamento, para que não aconteçam cortes nem machucados. Para isso, deve-se lixar com bastante atenção a borda do copo que foi formado, até que ele deixe de ser cortante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.