Como Cortar o Fundo do Garrafão de Vinho?

Um assunto que é bem pautado atualmente é a sustentabilidade. Ela é um fator chave para a permanência de vida no futuro, já que existe a possibilidade dos recursos naturais se tornarem escassos e isso afeta diretamente a qualidade de vida.

Reciclagem e reaproveitamento devem ser muito explorados atualmente, e um ótimo modo de implementar isso é através do artesanato. Ainda que a sustentabilidade não seja um assunto falado a tanto tempo, o artesanato já é uma atividade antiga e muito tradicional e que sempre carregou essas questões de preocupação com o meio ambiente,  já que é uma arte que sempre teve como matéria prima coisas que sobravam da natureza, e reaproveitando o que não era mais possível de ser utilizado.

A percepção de que a produção de lixo havia tomado proporções muito grandes se deu na década de setenta, e isso vem se intensificando ano após ano. Nos anos oitenta, o consumo e a produção aumentaram significativamente, e isso serviu como alerta para pensar em outros destinos para o lixo, e consequentemente isso foi encontrado no artesanato.

Desses tempos pra cá, várias técnicas foram surgindo e se aprimorando, e as que são mais utilizadas atualmente serão citadas a seguir.

  • Garrafas pet e plástico em geral: Esses materiais são clássicos na historia da reciclagem. Por serem de extremo fácil acesso e de muita versatilidade, é possível fazer vários itens, desde que haja criatividade. É possível fazer vasos, flores, vassouras, cortinas, entre muitas outras coisas. Esse item pode ser usado até na construção de casas.
  • Alumínio: As latinhas de alumínio também podem ser facilmente encontradas como matéria prima de artesanato. O seu reaproveitamento  garante a sustentabilidade e ainda pode gerar renda. Podem ser aproveitados desde apenas os lacres de latinhas, até outras latas mais elaboradas. É possível confeccionar bolsas, vasos de plantas e bijuterias exóticas.
  • Tetra Pak: Esse material é constituído por papel e uma pequena camada de alumínio, sendo encontrado principalmente em embalagens de leite ou sucos prontos. Esses itens estavam causando sérios problemas no meio ambiente, então foi aí que descobriram diversas formas de utilizá-lo. Hoje em dia esse material é muito utilizado na confecção de telhas, placas para construção de casas, entre outras coisas bem relevantes. 
  • Vidro: Por fim, o elemento que é o foco desse artigo, e vem sendo muito utilizado pelos artesãos. Ele pode ser utilizado  em construção de casas, objetos de decoração e outras coisas como quadros e vasos decorados.

Artesanatos com Garrafas de Vidro

Utilizando muita criatividade qualquer artigo ganha um toque especial quando trabalhado a mão, inclusive garrafões de vinho. Ele pode proporcionar diversas e autênticas peças.

Para fazer artesanatos com peças desse tipo não é necessário muitas técnicas elaboradas, nem materiais difíceis de encontrar. Pode-se usar pedras  e colas próprias para isso e soltar a criatividade. Quando transparente, ela pode se tornar um porta-retratos muito criativo, basta limpá-lo e colocar a foto dentro.

Se for necessário cortar a garrafa é apenas seguir o procedimento a seguir.

Primeiro deve se posicionar a garrafa de vidro já limpa e vazia com o cortador de vidro na altura do corte desejado, e assim fazer uma linha em torno da garrafa, sem perfurá-la. Em seguida se coloca a garrafa em uma bacia e coloca-se um funil na mesma.

Despeja-se dentro da garrafa uma mistura de dois copos de água fervendo com um de água fria e segurando-a firmemente passa-se uma pedrinha de gelo na linha que foi cortada/marcada.

Se o procedimento tiver sido feito corretamente, a garrafa se separará com muita facilidade na linha determinada. Após isso é necessário lixar as bordas para evitar qualquer tipo de acidente.

Enfim, se pode decorá-la a maneira escolhida e utilizá-la como preferir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.