Tubarão Martelo

Sabe-se que no mundo todo, a maioria das espécies de tubarões vem diminuindo de maneira preocupante, porém o declínio das populações do tubarão martelo é mais acentuada e preocupante, pois não existe regulamentação nem uma fiscalização eficiente quanto as pescarias destes animais, além disso, o preço das barbatanas no mercado são um estimulo a captura desordenada que existe. Proteger estes animais faz parte controle meio ambiente porem muito além do dever moral de cuidar mais dos animais em extinção está o dano incalculável que a perda de um grande predador pode trazer. Tubarão martelo é o nome comum dado a um número bastante razoável de espécies de tubarões, acredita-se serem pelo menos dez, porém apenas três delas são de animais perigosos para o homem.

Tubarão Martelo

Tubarão Martelo

Esse é um predador cruel que se dedica a prática do canibalismo comendo outros pequenos tubarões, além de peixes, polvos ou lulas, além de outros animais que possa encontrar em seu habitat. O tubarão martelo é bastante diferente do demais uma vez que se caracteriza por projeções que tem dos dois lados da cabeça onde se localizam os olhos e também as narinas e que o auxiliam durante o nado, pois o formato aerodinâmico lhe dá agilidade na hora de virar a cabeça. È também um animal muito sensível ao detectar campos magnéticos e pode fazê-lo com alguns tão minúsculos que pode sentir os pequenos peixes somente pelos batimentos cardíacos.

Foto Tubarão Martelo

Foto Tubarão Martelo

O tubarão martelo vive em zonas temperadas e quentes e se deslocam normalmente em grandes cardumes. Existem muitas espécies desses animais sendo que no Brasil, fotos de tubarões são mostradas em praias onde os jovens costumam surfar onde são muito temidos entre banhistas e desportistas pelos ataques de tubarões bastante freqüentes em diversas praias brasileiras. Ontem li um artigo neste site cujo título era: mergulhador luta com tubarão para salvar amigo, quem dera todos os surfistas contassem com um amigo assim numa hora em que precisassem, muitos perdem a vida ou ficam com seqüelas com esses ataques.

Imagem Tubarão Martelo

Imagem Tubarão Martelo

O nome de tubarão martelo é devido às saliências dos lados da cabeça que tem o formato de um martelo e se de dia eles andam em grupos, à noite eles costumam caçar sozinhos. O acasalamento do tubarão martelo acompanha a violência de sua índole, pois ele persegue a fêmea, mordendo-a até que esta ceda a suas investidas. A fecundação é interna e a incubação dura de 10 a 12 meses e a reprodução é de 20 a 30 filhotes sendo que estes não recebem nenhum cuidado após o nascimento são imediatamente largados a própria sorte assim que nascem. Em 2006 na Florida uma fêmea de tubarão martelo, grávida, foi capturada e estava com 55 filhotes na barriga o que significa que os números, máximos e mínimos de filhotes são muito variáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.