Tartaruga Marinha Gigante

As tartarugas são animais que pertencem à classe dos répteis, a ordem é a dos Quelônios. Dentro da ordem dos Quelônios é possível encontrar tartarugas no mar, jabutis na terra e cágados na água doce. Dentre todos esses animais podemos encontrar a fantástica Tartaruga Marinha Gigante que tem o nome científico de Dermochelys coriácea.

O nome de gigante se deve ao fato de que esse animal pode chegar a ter mais de 2 metros de comprimento e meia tonelada de peso. Uma das fortes características da Tartaruga Marinha Gigante além do tamanho, é claro, é ter uma couraça achatada e acinzentada. Outra característica bem marcante dessa tartaruga é o fato de ter patas compridas e com a forma de nadadeiras.

Esses animais são cobertos de pele e não têm unhas, a alimentação da Tartaruga Marinha Gigante é baseada em moluscos, algas, carne e crustáceos. Quanto aos ovos dessas tartarugas, é interessante ressaltar que elas se arrastam até a praia para poder encontrar um lugar livre para botar os seus ovos. Na praia, a Tartaruga Marinha Gigante cava um buraco de aproximadamente 60 cm de profundidade e um 1 metro de diâmetro.

Nesse buraco as tartarugas enterram os seus ovos, podem chegar a enterrar centenas deles por vez. Os ovos das tartarugas podem ser esféricos ou elípticos; depois de colocar os ovos nesse buraco elas os enterram para protegê-los de predadores. Para tornar o buraco mais imperceptível elas o alisam para que dê a falsa impressão que não há nada na areia. Depois de passados 15 dias essas tartarugas repetem a operação para continuar garantindo a sobrevivência dos filhotes.

Os demais Quelônios fazem a mesma operação com a diferença que os de água doce fazem isso nos rios. A Tartaruga Marinha Gigante é muito cobiçada pelo homem devido a sua couraça e por isso está em perigo de extinção. Uma curiosidade é que na Amazônia a carne de tartaruga substitui a carne de boi; pobres tartarugas.

Tartaruga Marinha Gigante

Tartaruga Marinha Gigante

A Tartaruga Marinha Gigante como é um Quelônio marinho, conta com um aparelho respiratório auxiliar, tem boca, muitos vasos sanguíneos e consegue absorver o oxigênio através da água. Devido ao fato de ter bons pulmões, também consegue ficar embaixo da água por muito tempo.

Uma das maiores curiosidades a respeito da Tartaruga Marinha Gigante é que ela em menos de 10 minutos é capaz de botar mais de 100 ovos, muito eficiente. Além disso, esse animal consegue nadar a mais de 20 quilômetros por hora: muita coisa. A temperatura do corpo da tartaruga influencia diretamente na sua velocidade; por exemplo, no inverno esse animal costuma ficar mais lento.

A Tartaruga Marinha Gigante é um animal muito interessante que merece muito cuidado para que possamos evitar o seu desaparecimento por completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>