O Lagarto Dragão de Komodo

Também chamado de crocodilo da terra o dragão de komodo é um tipo de lagarto que pode ser encontrado em diversas ilhas, o nome de uma delas é Komodo, e as demais são Flores, Rinca, Montang e Gilli, todas situadas na Indonésia.

Réptil

Réptil

Características

Dentro de sua vasta espécie o dragão de Komodo é o maior Lagarto que existe, seu tamanho grande provavelmente seja fruto de um espaço ecológico não ocupado como mostra a foto do largato, ou seja, não existem animais deste porte, que sejam carnívoros para competir com os dragões, sendo assim eles dominam o espaço onde vivem. Estes grandes Répteis são fortes e se assemelham muito aos dinossauros, seu comprimento pode chegar até os 3,5 metros e o peso poderá ser de até 125 quilos. Sua pele apresenta tonalidades que variam entre o marrom e o cinza.

Imagem

Imagem

Alimentação

Esses grandes animais perigosos tem por hábito se alimentar quase que exclusivamente de carniça, porém podem também caçar sendo que seus alvos são algumas Aves, os invertebrados e até mesmo os Mamíferos fazem podem fazer parte de seu cardápio, como por exemplo, Veados, Gazelas, cavalos, cabras, macacos, etc., e até mesmo os humanos podem ser atacados por este animal.

O Largato Dragão de Komodo

O Largato Dragão de Komodo

Reprodução

O período de acasalamento se dá entre os meses de maio até o mês de agosto, e somente a partir de setembro é que os ovos começarão a ser postos. Para a colocação dos ovos os dragões se utilizam de ninhos abandonados por megapodiidae (aves que vivem em terra, porte médio), o período de incubação pode demorar cerca de 7 a 8 meses, para que então venham eclodir no mês de abril, época muito favorável para a alimentação dos filhotes, baseada em Insetos. Quando jovens os dragões de Komodo são muito vulneráveis, por este motivo é natural que se abriguem em arvores onde ficam a salvo dos predadores naturais.

Longevidade

Estes animais podem viver em torno de 50 anos, a maturidade sexual deve acontecer entre os 3 e os 5 anos de idade.

Curiosidades

Um dragão de Komodo pode ter milhares de bactérias mortais em sua saliva, sendo assim já ocorreram casos de seres humanos como um homem que morreu atacado por um dragão de komodo entre outros casos que foram atacados e vieram a óbito decorrente de infecções graves transmitidas por este animal, o mesmo ocorre com suas presas, animais que tenham sido atacados e feridos por eles, mesmo escapando de serem devorados morrem em decorrência das infecções. São devoradores impiedosos e vorazes. De acordo com relatos de pessoas a mordida deste animal costuma ser muito dolorida inchando em questão de minutos e cortando a circulação, em decorrência de pesquisas sobre estes sintomas existe a possibilidade de que os óbitos não sejam causados por infecção, mas em função de um envenenamento muito rápido. Estes animais podem ser vistos em zoológicos, onde são uma grande atração para o publico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.