Inteligência De Répteis

Inteligência De Répteis- Eles São Mais Inteligentes Do Que Se Imagina

Engana-se quem pensa que os répteis são animais pouco inteligentes. Em uma pesquisa recente feita por uma universidade no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, apontou que os lagartos têm tanta capacidade de resolver problemas quanto os mamíferos e aves.

Cobra

Cobra

No mês de julho deste ano, os estudiosos da Universidade Duke, analisaram a espécie de lagartos tropicais Anolis evermanni, espécie nativa de Porto Rico, na América Central. Durante a avaliação, os animais precisavam localizar comida entre dois potes, um deles vazio e outro com um verme em seu interior, porém tampado.

Quatro lagartos pesquisados, sendo duas fêmeas e dois machos, precisavam abrir a tampa do recipiente para obter o alimento e conseguiram o seu objetivo em um menor número de vezes do que as aves.

Manuel Leal, um dos biólogos que participaram do estudo, declarou à imprensa na época que isso decorre da chance menor que os répteis têm para encontrar alimento, já que eles conseguem fazer somente uma refeição por dia, bem menos do que as aves, que têm maiores chances de se obter alimento, como os pássaros, que podem ter até seis chances de conseguir comida durante o dia.

Crocodilos

Crocodilos

Dessa forma, com os resultados obtidos na pesquisa, os estudiosos pretendem desafiar um velho tabu científico que alegava que os répteis tinham uma inteligência limitada, principalmente em suas formas de obter alimento para o seu sustento. Mas, por enquanto, a pesquisa não detectou que a inteligência dos répteis é superior à das aves. Vale lembrar que a pesquisa pretende levar os cientistas a repensarem sobre o que acreditavam até então sobre a evolução da inteligência e do aprendizado dos animais.

Atualmente os répteis estão na terceira colocação na escala de inteligência animal, ficando atrás dos mamíferos (que estão em primeiro lugar) e das aves (que estão na segunda posição). Isso se deve pelo fato de outros estudos apontarem que os répteis possuem atributos de aprendizado que proporcionam atitudes que podem ser entendidas como rastros de inteligência, como por exemplo, conseguirem atender pelos nomes que lhes são atribuídos.

Classe de animais que não possuem uma temperatura constante no corpo, denominados exotérmicos, ou seja, animais de “sangue frio”; e vertebrados tetrápodes, os répteis são descendentes dos primeiros habitantes da Terra, os dinossauros, podendo ser encontrados em todos os continentes do globo, com exceção da Antártica.

Lagarto

Lagarto

Porém, como precisam da temperatura do ambiente externo para regular a temperatura do corpo, têm maior preferência em viverem em regiões tropicais. Atualmente, os répteis são divididos em quatro ordens: Testudinata: que conta com 300 espécies de tartarugas; Squamata que abrange 7.600 espécies de lagartos; Crocodilia, que abrange 23 espécies de jacarés e crocodilos e Rhynchocephalia, a menor delas, com apenas duas espécies de tuataras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário