Peixes Gigantes

 Sabe-se que o fundo do mar pode ser mais assustador do que se imagina. Esse ambiente pode abrigar as criaturas mais aterrorizantes do planeta, e que não são muito conhecidas pelas pessoas em geral. E além de assustadoras, essas criaturas são muito fortes e adaptadas, já que nas profundeza do oceano, a pressão tende a ser muito maior do que a do nível do mar, onde poucos seres vivos conseguiriam sobreviver naturalmente.

Porém, não é apenas no oceano em que é possível encontrar criaturas gigantes desse tipo. Em ambientes de água doce também se pode achar peixes gigantes, sejam em rios com água turva, ou mesmo lagos, ainda que seja menos comum.

Abaixo serão citados alguns tipos de peixes de porte grande, tanto aqueles de água doce, quanto os de água salgada.

  • Salmão Siberiano: O maior peixe desse tipo que já foi registrado pesava 104 kg e atingiu dois metros de comprimento, e foi encontrado em um rio na Rússia. Esse peixe pode ser encontrado em diferentes cores, que variam conforme a região geográfica em que vivem, porém as cores mais típicas são o verde mais próximo a cabeça e o tom avermelhado na cauda.
  • Perca do Nilo: O maior peixe dessa espécie já encontrado, atingiu 1,82 metros de comprimento, e 181 kg. Ele é nativo do Nilo e do rio Níger e em geral tem a cor prata ou com tons azulados. 
  • Beluga: Esse peixe, também pode ser conhecido como Esturjão Europeu, é o maior peixe de água doce de todo o mundo, porém, pode viver tanto na água doce, quanto na água salgada. Originários do Mar Negro e do Mar Adriártico, ele pode viver por até cento e vinte anos, atingir cerca de sete metros e pesar 1400 kg. Por ser tão peculiar, sua captura é muito valiosa, e isso faz com que o número desses animais seja bem reduzido. Porém muitos países criaram leis para que isso seja evitado e eles sejam protegidos.
  • Kaluga: É da mesma família dos Belugas citados acima, e também corre o risco de ser extinto. Ele é encontrado na Rússia e na China, e pode pesar cerca de 1300 kg e medir até seis até seis metros. Assim como no caso do Beluga, também já existem leis que restringem o comércio deles, já que a sua captura tem tomado proporções gigantescas. 
  • Regaleco: Realmente gigante, esse peixe pode chegar a até 8 metros de comprimento, o que faz com que seu desempenho na hora da caça seja prejudicado.
  • Pirarucu: É um peixe muito comum no Brasil e em toda a América do Sul, e a cauda vermelha que originou o nome, que vem da junção de dois termos indígenas, sendo eles “pirá” que significa peixe, e “urucum” que significa vermelho. Quando atingem a fase adulta, podem chegar até a três metros de comprimento e a pesar até 200 kg. 
  • Bagres: Também conhecidos como “Catfish”, ele são encontrados no fundo de lagos, e os maiores já registrados possuíam 220 kg. Também é possível encontra-los em águas rasas e correntes.
  • Esturjão Branco: Comumente encontrados na América do Norte, esse peixe é o terceiro maior peixe em tamanho no mundo, atingindo até 1100 kg e seis metros. 
  • Tubarão Touro: Também conhecidos como Tubarão-cabeça-chata, são encontrados em oceanos mais quentes e até mesmo nas zonas costeiras, e também em riachos com água doce, desde que tenham profundidade necessária. Então é um dos poucos tubarões que sobrevivem em ambientes com baixa salinidade. Os adultos podem chegar a ter até dois metros e meio de comprimento, e 312 kg.
  • Peixe-crocodilo: Ele possui esse nome por ter a cabeça bem semelhante a de um jacaré. Esse peixe pode atingir até três metros e passar dos 140 kg. Apesar de parecerem agressivos, nunca foram registrados ataques contra pessoas.

Esses são os principais peixes gigantes de todo o mundo, e podem ser considerados os que despertam mais curiosidade também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Peixes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.