Nunca é Tarde Demais para Fazer um Amigo

A Amizade

O termo “amizade” nada mais significa uma relação baseada no afeto onde não existem tendências românticas e nem sexuais entre duas ou mais pessoas. Porém, essa palavra pode ainda ser mais amplificada, retratando assim uma espécie de relacionamento que os seres humanos podem viver, envolvendo a afeição e o conhecimento recíproco entre as pessoas, o que reflete também na lealdade e no altruísmo. É por isso que muitas vezes pode-se dizer que uma relação entre irmãos, pais e filhos, marido e mulher ou dos mais variados familiares, pode sim ser uma relação de amizade, mas isso não é algo obrigatório.

O sentimento de amizade muito provavelmente se deu como um instinto para a sobrevivência, já que assim se instalou um sentimento de necessidade de proteger alguém e de também ser protegido por outros indivíduos. Porém, conforme as coisas foram evoluindo, muitas pessoas passaram a criar outras categorias dentro da amizade, como, por exemplo, a denominação de “melhor amigo”. Nesse caso, na grande parte das vezes, os melhores amigos tem uma ligação maior e se conhecem mais do que até mesmo os familiares. Além disso, o melhor amigo possui o papel de ser um confidente, sendo que para chegar nesse patamar é necessária muita fidelidade e confiança.

Um ponto que pode ser bastante relevante em uma amizade é a compatibilidade dos interesses, já que isso faz com que também seja criado um senso de cooperação e de interação maior. Porém, isso não é algo determinante, já que é possível sim existir amizade entre pessoas que não obrigatoriamente se interessam pelas mesmas coisas e temas, mas que ainda assim gostam de passar momentos juntos somente pela amizade e pela companhia.

Por todos esses fatos é que a amizade é uma das relações interpessoais mais comuns na vida de um humano e para quando essa se perde, o mais indicado é que aconteça uma reconciliação e finalmente o perdão. Assim sendo, muitos estudiosos conceituam a amizade como uma maneira de aceitação da outra pessoa da fora como ela é realmente, sem máscaras ou fingimentos, criando assim uma liberdade e a possibilidade de todas as pessoas serem elas mesmas.

Tanto nos aspectos culturais, quanto nos aspectos religiosos, a amizade é considerada uma experiência de extrema importância para os humanos, ganhando até mesmo o posto de sentimento santificado em algumas religiões. É possível analisar esse tipo de sentimento em diversas obras famosas, como, por exemplo, na Epopeia de Gilgamesh – que é um poema importante, antigo e épico da Mesopotâmia – onde é apresentada a amizade entre Enkidu e Gilgamesh. Ou até mesmo na própria bíblia, que apresenta vários tipos de relações, entre eles a de Davi e de Jónatas.

Ilusatração de Davi e Jónatas

Ilusatração de Davi e Jónatas

Ainda falando sobre a bíblia – que é o principal livro para pessoas que seguem religiões cristãs – nela é possível encontrar uma passagem que aponta uma declaração do próprio Jesus Cristo, que fiz que “Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos”.

Não somente em obras clássicas, mas também nas mais contemporâneas as relações de amizades, como é o caso dos retratos presentes na televisão, no cinema e na literatura. Os exemplos mais marcantes nesses casos são Sherlock Holmes e Watson, Dom Quixote e Sancho Pança, Os Três Patetas, a série Friends, entre muitos e muitos outros exemplos.

Existe uma espécie de senso comum que aponta o que é esperado de uma amizade verdadeira e real, porém, pode acabar acontecendo que na prática isso não seda seguido a risca. Os itens que compõe esse compilado são:

  • – Lealdade e companheirismo;
  • – Empata;
  • – Simpatia;
  • – Desejar o melhor para o seu amigo;
  • – Divisão dos bons e dos maus momentos;
  • – Altruísmo, ou seja, a capacidade de passar os interesses dos amigos a frente do seu próprio interesse;
  • – Amor fraterno;
  • – Afeição pelo jeito de ser do amigo, e não por bens materiais que possui.

Amizades Adultas

Amizades Adultas

Amizades Adultas

Como foi amplamente apresentado acima, a amizade é algo muito importante e totalmente agregador para todas as pessoas, e isso não resume somente aos adolescentes ou as crianças, mas também as pessoas mais velhas. Porém, existe uma diferença muito significativa nessas etapas da vida, já que quando somos crianças é muito mais fácil fazer amizades, pois elas surgem de maneira muito mais leves e repentinas, como por exemplo em um parquinho de lazer, num encontro de adultos onde seus pais leva, seus filhos, ou na escola, que é o principal meio de se fazer amizades.

A dificuldade começa a aparecer quando nos tornamos adultos, já que depois de crescidas, é comum que se perca o tato de como fazer amigos, o que faz com que toda a vida adulta tenha um ar bem mais solitário. Toda essa solidão pode ser um grande desafio, pois a grande maioria das pessoas não gosta de se sentir sozinho. A vida é um fardo muito mais leve quando temos pessoas para contar, desabafar e nos apoiar. Por isso, ainda que mais difícil, fazer amigos nessa fase da vida é tão importante quanto em qualquer outra etapa.

Uma das principais respostas para esse questionamento de porque o inicio de novas amizades na vida adulta é mais difícil, é o fato de que quanto mais adultos ficamos, mais responsabilidades temos e consequentemente maiores são as nossas preocupações. Isso tudo se reflete em como se lida com a vida social, que muito provavelmente fica em segundo plano, fazendo assim com que pessoas mais velhas prefiram muito mais manter os amigos que naturalmente já são mais próximos, ao invés de cultivar aquelas que pretendem seguir outros caminhos e até mesmo ao invés de buscar pessoas novas.

Nunca É Tarde Demais Para Fazer Um Amigo

Porém, ainda que seja algo bastante desafiador, nunca é tarde demais para se fazer amigos. Mas para que tudo fique mais fácil, é importante que se tenha em mente algumas dicas, e elas serão apresentadas nesse artigo.

Primeiramente, é importante levar em consideração que conhecer uma pessoa não é um ato por si só suficiente, já que se torna necessário manter um contato frequente e constante com ela. Para isso, é importante enxergar isso como um hábito, encaixando totalmente na rotina. Só esse contato frequente faz com que de fato as pessoas criem um laço significativo de amizade, e esse contato pode ser tanto pessoalmente, quanto pelas redes sociais, o que já facilita bastante.

Um outro ponto que pode ser considerado, é que ainda que conhecer pessoas novas possa ser algo ótimo para fazer amigos, relembrar pessoas antigas também pode ser algo muito positivo. É obvio que é necessário que o fluxo de pessoas aconteça na vida uma das outras, e que algumas pessoas realmente precisam seguir um caminho distinto e sair realmente da vida de um amigo. Porém, existem pessoas que acabam se distanciando sem um motivo muito pontual, e quando percebem, já estão afastadas.

Amigas se Abraçando

Amigas se Abraçando

Porém, isso não deve significar a quebra de um laço, e é possível sim que essas pessoas voltem. Basta tentar retomar o contato, puxar assunto, ter interesse pelas mudanças que aconteceram na vida da outra pessoa. Tudo isso contribui para que os laços de amizade sejam refeitos, ou melhor, relembrados.

Caso nenhuma das alternativas apresentadas agora funcione, existe também a possibilidade de pedir ajuda pra outras pessoas ou recorrer a outros meios para se fazer amigos. As redes sociais são ótimos exemplos disso, já que a pessoa pode recorrer a posts interessantes, grupos de interesse, possibilitando assim o conhecimento de pessoas compatíveis.

Mas ainda que a internet seja uma solução bastante interessante, em algum momento se torna necessário sair do virtual e ir para o real, já que a vida online só funciona para realmente se iniciar uma conversa, porém, é na vida pessoal e real que dá para sentir realmente a energia de uma pessoa e se de fato está nascendo uma amizade verdadeira.

Essas são somente algumas dicas, mas cada pessoa tem sua maneira própria de fazer as coisas fluírem e assim encontrar novas amigos. Ainda que pareça que as pessoas mais velhas desaprendem a fazer amigos, uma hora se torna necessário aprender, e para isso só basta que se diminua o foco nas preocupações cotidianas e que se passe a ter mais interesse em dividir os sentimentos com as outras pessoas, e claro, manter o contato. Como já foi apontado, tudo isso deve ser um hábito, e com o tempo e com a prática isso se torna bastante fácil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.