Mico Leão Dourado

O chamado mico leão dourado é um mamífero pertencente à ordem dos primatas e que assim como muitos outros animais em extinção esta também é uma das espécies que se encontra ameaçada. Este é um animal bastante pequeno, pois seu comprimento varia entre 20 e 40 centímetros, pesa entre 360 a 800 gramas e tem uma juba ao redor da cabeça sendo que seu pelo é de cor amarelo dourado sendo muito sedosa e com um brilho intenso de onde se origina seu nome de mico leão dourado. São animais que atingem a maturidade aos dois anos de idade pode, entretanto viver até 15 anos quando em cativeiro e se diferencia dos demais primatas por possuir, não três molares de cada lado, mas apenas dois e ao invés de unhas possui garras com exceção do polegar.

Mico e seu filhote

Mico e seu filhote

È um animal fiel à fêmea e que defende a família e o território com bravura. Muitos casais de micro leão dourado foram encontrados vivendo sozinhos. Cada família de micro leão dourado tem uma área que é sua, porém essas famílias vivem próximas umas das outras. Quando a fêmea procria é um ou dois filhotes que ficam a seus cuidados por poucos dias e então passam para os cuidados do pai que só entrega o filhote de macaco a fêmea na hora de amamentar, porém mesmo nessa hora não pode se afastar muito, pois o filhote não deixa.

Animais em Extinção

Animais em Extinção

São animais equilibristas, pois se movimentam com muita facilidade por cima dos galhos das árvores se alimentando de frutos, insetos, flores, seivas, invertebrados, mais uma variedade de répteis. Não são animais perigosos e a estrutura familiar é formada pelo casal e seus filhos sendo no mínimo três e no máximo sete elementos. A reprodução do micro leão dourado normalmente acontece uma vez por ano e isso se dá em geral de setembro a fevereiro sendo que o período de gestação varia de 127 a 137 dias. Se quisermos saber mais sobre estes animais interessantes podemos encontrar muito sobre o micro leão dourado na internet inclusive com muitas fotos de macacos para que você faça bem a distinção entre estes primatas e as demais ordens existentes.

Mico Leão Dourado

Mico Leão Dourado

As maiores causas de extinção desses animais é o tráfico, o envio destes para zoológicos e a falta de controle meio ambiente, pois os desmatamentos vêm terminando com o habitat desses animais. Há alguns anos que vêm sendo colocados no espaço natureza, muitos exemplares dessa espécie que vem sendo criados em cativeiro com bons resultados, porém isto não tem se mostrado suficiente para preservar a espécie pois que o homem destrói com maior rapidez uma vez que eles vivem em torno de 6 meses depois de soltos. Hoje a estimativa e de que existam 2000 micro leão dourado na natureza porém não garantem a sua continuidade.

Fotos de Mico Leão Dourado

52 comentários

  1. os homens deveriam ser igual os micos…
    Fieis…
    Até os animais supera os homens
    tah loko viu
    mas é claro que existem as exceções de homens…
    Felizmente neh…
    Assim como tem exceções de mulheres…
    Pq hj tah dificil encontrar pessoas boas nesse mundo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>