Triceratops

O Tricerátopo ou Triceratops horridus é proveniente do latim e significa “cabeça que possui três chifres”. O Triceratops foi uma espécie de dinossauro quadrúpede e herbívoro que existiu durante o final de um período chamado Cretáceo, este animal viveu mais especificamente em uma região na qual hoje se encontra a América do Norte.

Imagens

Características

Este dinossauro tinha chifres enormes e, conforme dizem os cientistas, consistia no maior dinossauro de sua espécie, ou seja, de três chifres, sendo que dois destes chifres poderiam chegar a 1 metro de comprimento em média, enquanto o outro chifre era menor e ficava pouco acima de seu nariz, além disso, havia também o resistente e majestoso folho que nada mais é do que a estrutura em forma de escudo localizada acima de sua nica. Seu tamanho poderia ter chegado ao comprimento de 9 metros, em média, altura de 3 metros e aproximadamente seis toneladas de peso. O primeiro crânio desta espécie a ser descoberto, foi no ano de 1888, na cidade de Denver, estado do Colorado. Um ano depois desta descoberta ocorreu a nomeação oficial desta espécie, cuja autoria foi de Othniel Charles Marsh. . Embora não haja provas irrefutáveis, acredita-se que este dinossauro seja uma jovem versão do Torossauro.

Triceratops

O Sucesso

Os dinossauros se tornaram popularmente conhecido principalmente por intermédio das produções de cinema que exploraram a sua figura, e foi assim que este dinossauro acabou se tornando em um dos mais populares do público, tendo estrelado o filme do famoso Steven Spielberg, Jurassic Park.

Os Chifres

Existe uma duvida sobre a utilização dos três chifres deste imenso dinossauro, seria para fins de defesa ou somente para ostentação? Desde que foi descoberto pelos cientistas convencionou-se que os chifres desta espécie seriam utilizados como uma arma de defesa contra seus possíveis predadores e também contra seus rivais. Mas os estudos mais aprofundados geraram a dúvida, existem muitas possibilidades de utilização dos chifres, em teorias mais antigas eles poderiam ser usados como reforço para os músculos de sua mandíbula, ou em teorias mais recentes eles poderiam ser usados como uma forma de atrais as fêmeas.

Características do Triceratops

Cultura Popular

Sendo um dos dinossauros mais famosos de todos os tempos, o Triceratops é tido, para os fãs de seus filmes, como um adversário eterno do também famoso Tiranossauro Rex. Os chifres muito grandes e o seu folho impressionante fizeram deste dinossauro uma espécie de grande touro da pré-história. Entre as suas aparições nas telas do cinema destacam-se os primeiros dois filmes da memorável série Jurassic Park, que foi uma espécie de continuação paralela de filmes como O Mundo Perdido, King Kong, etc. este dinossauro também figura em vários videogames, em jogos como, por exemplo, Turok, Paleoworld, Dino Crisis 2, Jurassic Park Operation Genesis, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário