Raiva Animal

A raiva animal é uma doença fatal, provocada por um vírus, que infecta animais de sangue quente no entanto só se desenvolve como doença nos animais mamíferos, como os cachorros, gatos, cavalos, ratos, morcegos e o homem, ou seja, a doença é desencadeada de igual forma em animais mamíferos e nos homens e é transmitida entre eles através de mordidas ou lambeduras em locais machucados. Os animais silvestre no espaço da natureza em todo o mundo são considerados o reservatório primário do vírus, no entanto são os animais domésticos os principais transmissores para o homem. A transmissão do vírus se dá pela saliva, assim se um animal infectado com o vírus lamber um local que tenha um arranhão na pele o vírus se instala ali, assim como se sofrer uma mordida o vírus também se transfere de um corpo para outro.

Vacina

Vacina

A raiva não tem cura e mata 100% das pessoas que desenvolvem a doença, num processo lento e doloroso que leva de 7 a 10 dias. No entanto existe a vacina e assim a pessoa mordida por um animal com suspeita de raiva deve procurar imediatamente um posto médico, pois caso a vacina seja administrada logo após o contágio pelo vírus é possível impedir o desenvolvimento da doença, sendo essa a única chance de vida para uma pessoa mordida por animal contaminado, porque depois que a doença se instala não há mais cura possível.

Doença

Doença

Sintomas nos Animais

Os sintomas da raiva no animal apesar de característicos podem ser confundidos com uma alteração de comportamento, assim é importante que o animal suspeito seja examinado por um veterinário que poderá dar um diagnóstico preciso. Os sintomas são alteração de comportamento, agressividade, pupila dilatada, medo da luz, da claridade, mordidas no ar, falta de coordenação muscular, dificuldade de mastigar e engolir, patas de trás endurecidas, falta de apetite, não tomam água, enfim, são uma série de sintomas bem característicos.

Raiva Animal

Raiva Animal

Sintomas nos Humanos

O homem para contrair raiva não precisa ser necessariamente mordido, mas precisa ter entrado em contato físico com um animal contaminado, a saliva e um machucado. Independente da forma e do local por onde se dá o contágio, o vírus se aloja sempre no sistema nervoso central, a partir daí migra para todos os tecidos do corpo humano. Os primeiros sintomas no homem é febre, dor de cabeça e depressão nervosa, a seguir a febre começa a aumentar e o paciente passa a ficar agitado e agressivo, tem espasmos dolorosos e tem dificuldades de engolir e de respirar. Esse quadro evolui até a morte do paciente.

O período de incubação do vírus é variado e pode ser de até 6 meses. A vacina é a única arma que temos contra a raiva, que ainda mata milhares de pessoas no Brasil todos os anos, assim é muito importante vacinar todos os animais domésticos a partir dos 4 meses  contra a raiva. A profilaxia é a única ação possível.

3 comentários

  1. os animais são coisas fofas de se ver e de adotar então adote uma amigo como eu fiz e faço ajudo todos os animais de rua se tivese dinhero montaria um lugar de descanço para os cachorros

  2. se você tem condiçôes me ajude só hoje na minha casa tem cachorros limpos e cheirosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>