Lobo Marinho

Características

O lobo marinho, também conhecido como foca monge do mediterrâneo, pertence a extensa classe de animais mamíferos, família phocidae, de ordem carnívora e seu nome cientifico é Monachus. Estes animais tem seu corpo todo coberto por pêlos que se renovam normalmente a cada ano, eles podem chegar ao tamanho de até 3 metros e meio e seu peso médio é de cerca de 300 quilos. Sua expectativa de vida gira em torno de 30 anos, em habitat natural. São bons nadadores podendo chegar a mais ou menos 100 metros de profundidade, então eles se alimentam de diversas espécies de peixes que vivem nesta profundidade.

Lobo Marinho

Lobo Marinho

Habitat

Os lobos marinhos preferem o isolamento, por isso vivem em ilhas desertas e em algumas ocasiões se aproximam da costa das praias, como por exemplo, na Ilha da Madeira onde existem em grande quantidade. Alguns grupos ainda podem ser encontrados na Costa Africana e Costa Grega.

Lobo Marinho do Sul

Lobo Marinho do Sul

Risco de Extinção

Atualmente existem animais de diferentes espécies sob risco de extinção, e os lobos marinhos correm sérios riscos já que por muitos anos eles foram brutalmente caçados pelo homem, era natural acontecerem matanças de focas, lobos marinhos, baleias, etc., o que ocasionou a situação critica de vida desta e de muitas outras espécies na atualidade. As autoridades responsáveis pela proteção ambiental tiveram que tomar providencias em defesa dos lobos marinhos, e como resultado disso estima-se que o numero de exemplares desta espécie tenha tido um crescimento, ainda que pequeno, na última década. Mas estes resultados devem ser considerados de forma muito delicada, pois de nada adianta relaxar e perder este pequeno avanço, ao homem cabe respeitar o meio ambiente e as espécies que nele habitam, afinal a vida sem os animais não seria possível em nosso planeta, pois eles são parte importantíssima do perfeito equilíbrio ecológico da Terra.

Fotos

Fotos

Curiosidades

É bastante comum em algumas praias de mar surgirem ocasionalmente alguns filhotes de lobo marinho, eles costumam chamar muita atenção das pessoas, pois são animais raros e graciosos. De acordo com esclarecimentos de profissionais da área o aparecimento destes filhotes é normal tendo em vista que eles vem à margem com o intuito de descansar e não devem ser alimentados pela população, pois quando sentirem fome eles retornam ao fundo do mar, se necessário for se alimentam e voltam para descansar mais um pouco, demonstrando assim serem animais inteligentes, mas sempre devem retornar ao fundo do mar, a não ser que estejam feridos ou doentes. Uma curiosidade sobre estes animais é que eles não suportam beber muita quantidade de água salgada, suprem sua necessidade de água através do consumo de gelo, dos peixes e ocasionalmente da neve. Se criados em cativeiro a água doce deve ser oferecida em abundancia.

2 comentários

  1. oiiinnn q fofura tenque preservar esses bichos é uma beleza tão fofa!!!

  2. lol, a carne deles é ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>