Hiena

A hiena é um animal com péssima reputação, tanto na vida real quanto no mundo dos Filmes Infantis. No filme O rei leão as hienas são representadas como uma categoria de animais desprezíveis. Muitas lendas e histórias da cultura popular nos seus países de origem contribuíram para essa má fama, junto com seu andar furtivo e manquejante, o cheiro desagradável, o grito áspero e o fato de comerem cadáveres. Na realidade a hiena é um animal mamífero, carnívoro, natural das savanas africanas, mas tem uma grande capacidade de adaptação, o que lhe garante estar fora da lista de Animais em Extinção mesmo sendo um animal caçado sem piedade na maior parte da África o Continente da Diversidade.

Animal

Animal

A hiena vive em grupos de 40 a 100 integrantes e diferentes da maioria a organização da sociedade de hienas é matriarcal, e assim é a fêmea mais velha normalmente quem lidera o bando. Uma hiena pode chegar á 20 anos e pesar até 70 quilos, sendo a fêmea maior que o macho. Os filhotes nascem de olhos abertos e já possuem dentes e é muito comum dois filhotes recém-nascidos lutarem até a morte de um deles, o que lhe garante a sobrevivência, especialmente quando nascem duas fêmeas. Assim fica comprovado o instinto agressivo e violento das hienas, especialmente as fêmeas, condição que lhes garante a sobrevivência nas regiões mais hostis do planeta, e lhe garantem a qualificação de Animais Perigosos.

Foto

Foto

Apesar de serem naturais das savanas podem viver em florestas e também ao redor de cidades, onde encontram comida farta atacando o gado das fazendas da periferia, se necessário atacam Animais Domésticos, lobos, Búfalo, e também outros animais selvagens, são animais difíceis de serem intimidados, especialmente quando sentem fome, podendo correr por vários quilômetros atrás de uma presa. Não existem grandes estudos sobre as hienas, pois são animais muito desagradáveis além de hostis, seu forte cheiro exalado pelo resto de carne e sangue da Pele de Animais impede qualquer aproximação mais amistosa.  Algumas tentativas de domesticação do animal já foram feitas, no entanto até o presente momento nenhuma delas resultou algum êxito.

Hiena

Hiena

Entretanto apesar de todo o desprezo que a hiena causa os ambientalistas e cientistas garantem que a preservação das hienas é muito importante para o Controle Meio Ambiente, pois comem carniças, dejetos, ossos e as carcaças de Animais de Diferentes Espécies que são abandonados por outros bichos depois que se sentem satisfeitos, realizando dessa forma a limpeza do ambiente. Com esse hábito alimentar a hiena é responsável pela salubridade do meio ambiente, evitando doenças e também a contaminação da água, que poderia causar dano a outros animais e a população local. Provavelmente as diversas lendas que fazem parte da cultura de alguns povos africanos, como a que acredita que as hienas transportam os maus espíritos, sejam exatamente por serem animais necrófagos, ou seja, que se alimentam de outros animais mortos.


Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário