Repelentes de Insetos

Se tem uma coisa que incomoda qualquer um, é picada de pernilongo. Além de coçar muito, o barulhinho que esses insetos fazem quando estão procurando sangue também é extremamente chato, tirando qualquer um do sério. Justamente por isso, existe uma grande variedade de substancias que são comercializadas e que supostamente afastam os insetos, nos deixando livres do incomodo proporcionado por eles.

Como funcionam essas substâncias que nos livram deste animais tão incômodos?

Repelentes de Insetos

Repelentes de Insetos

Embora a eficácia de ativos como o óleo de citronela e o DEET seja conhecida, os cientistas ainda não conseguiram determinar o que faz com que um inseto evite áreas com a presença destes compostos.

Entre os diversos tipos de repelentes existentes, os ultrassonicos se destacam por utilizar ruídos que os humanos não houvem, e que simulam um mosquito macho à procura de uma parceira. Como apenas as fêmeas que estão grávidas picam as pessoas, elas fogem de locais onde elas ouvem esse barulho. Este tipo de repelente pode ser utilizado plugando o aparelho em uma tomada ou então acionando aplicativos de celular ou através do computador.

Insetos em Casa

Substância

Substância

Já os repelentes domésticos, muitas vezes chamados de “venenos”, utilizam como princípio ativo uma substância chamada piretrina, que age no sistema nervoso dos bichinhos. A conseqüência é que os insetos começam a sofrer contrações descontroladas dos neurônios, ficando paralisados em poucos segundos. A forma preferida de utilização da piretrina é em sprays ou aparelhos que são ligados na tomada e vão liberando a substância aos poucos.

Sem Produtos Químicos

Produto

Produto

Outro tipo de repelente disponível é o repelente natural, que é retirado de essências de plantas como a menta ou a citronela. Eles possuem a mesma ação de repelentes químicos como o DEET. O problema é que eles funcionam por um curto período de tempo, no máximo duas horas seguidas.

No entanto a melhor forma de repelir a presença de insetos é realmente o DEET, substância patenteada pelo exército dos Estados Unidos no ano de 1946. Originalmente, este produto foi utilizado para prevenir os soldados das picadas destes insetos. Embora a eficácia do DEET já houvesse sido comprovada antes, somente no ano de 1957 o produto passou a ser vendido para o resto do mundo.

A preferência pelo DEET é que ele pode agir até 8 horas ininterruptas, e além disso não costumam ser tóxicos – exceto claro no caso de uso exagerado ou impróprio do produto. A dificuldade em encontrar um repelente que seja totalmente eficiente é que o corpo libera mais de trezentas substâncias químicas, e até agora os cientistas não conseguiram mapear qual ou quais atraem os insetos. Além disso, a grande quantidade de espécies de insetos faz com que um veneno que funcione para um não seja eficiente contra outro inseto.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.