Abelha Africana

Origem

Estas abelhas se originam do leste Africano. São consideradas como abelhas sociais, e vieram a ser inseridas em São Paulo em meados de 1956, mas de forma totalmente despreparada, pois não foi prevista a sua proliferação por todo  Brasil e também para países vizinhos como as vespas, este fato foi visto como um  acidente biológico indesejado e de graves conseqüências, pois apicultores e especialistas consideram como prejudicial a presença destas abelhas em nosso meio, ainda que elas sejam excelentes produtoras de mel. A abelha faz parte da família dos insetos diferentes, da mesma forma que a Borboleta, a aranha marrom, a Formiga, etc.

Ataque

Ataque

Comportamento

A abelha africana costuma ser muito agressiva, e este comportamento ocasiona medo nas pessoas, o que é perfeitamente justificável tendo em vista a voracidade dos ataques da mesma, muitas vezes levando suas vítimas a óbito. Em meados da década de 70 houveram muitos incidentes envolvendo enxames de abelhas africanas e desde então estas ficaram sendo popularmente conhecidas como sendo abelhas assassinas. Nos EUA este fato rendeu bons filmes diversos fazendo sensacionalismo em cima dos episódios.

Foto

Foto

Cuidados

Não podemos considerar a habilidade com o manejo das abelhas africanas como um aforma de adestramento de animais perigosos, mas o conhecimento para lidar com este tipo de animal é muito importante para que a segurança possa estas mantida. Os apicultores que criam esta raça de abelhas precisam de um aparato todo especial para o manejo com as mesmas, além disso o numero de pessoas envolvidas com este manejo precisa ser maior do que o numero de pessoas necessárias ao trato com abelhas de outras raças. Um criador de abelhas africanas deve estar bem ciente dos requisitos de recomendação básica, como por exemplo, uma distancia mínima de mais de 300mt de qualquer outra propriedade que contenha pessoas e criação de animais, pois distancias menores já podem ser consideradas como zona de alto risco, as criações devem situar-se longe de estradas também. Os cuidados com higiene são de suma importância, como em qualquer outro tipo de criação.

Abelha Africana

Abelha Africana

Produtividade

A preferencia de apicultores pela criação de abelhas africanas se dá em função de que estas apresentam um melhor desempenho no que se refere a sua produtividade, especialmente durante o período de inverno, também ocorre que Abelha africana é mais resistente as doenças características destes animais de diferentes espécies, dessa forma pragas como a varrôa, por exemplo, não se proliferam com tanta facilidade. Existem experimentos a cerca de melhoramentos genéticos com cruzamento entre as abelhas africanas e as abelhas européias, que são muito mansas, o objetivo seria evitar a ferocidade dos enxames de abelhas africanas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.