A Força das Formigas

Vários insetos carregam objetos mais pesados que o próprio corpo, pois esses necessitam de força para transportar alimentos ou até mesmo para sair de baixo de galhos, folhas, terra e mais. Mas quem diria que aquela formiga, aquele bichinho tão pequenino, tivesse uma grande força? Pois é, tem e não é pouca.

Os insetos possuem um esqueleto externo leve e resistente, composto por 6 pernas, o que distribui o peso em vários pontos de apoio.

A formiga é  dos principais personagens de fábulas, principalmente pelo seu trabalho em grupo incansável. Porém o mais interessante sobre esses insetos pequenos, nos últimos tempos, é algo que intriga muito todos os cientistas, biólogos, ou melhor, todo mundo, a grande força da formiga.

As formigas na maioria, são consideradas verdadeiras pragas, tanto nos ambientes rurais quanto nos ambientes urbanos onde se instala. A formiga saúva, ou melhor, a formiga cortadeira adulta, consegue carregar até 30 vezes o seu peso, ou seja é o mesmo que um homem de 50 quilos carregar outros de 30 do mesmo peso, ou até mesmo um carro de 1,5 toneladas aproximadamente.

Imagem de Amostra do You Tube

Porque a Formiga Consegue ter Tanta Força?

Em uma pesquisa realizada, os estudiosos fizeram uma tabela de escala, com a quantidade absoluta de energia de todos os elementos, inorgânicos e orgânicos. Dentre esses elementos da tabela, estão contidos alguns seres vivos como o cachorro, a raposa, a abelha, o alface, o abacate, a maça, o capim, o homem e a formiga também.

Os pesquisadores no inicio tiveram um grande espanto, quando descobriram que nos cálculos realizados por eles mesmo, a formiga, possui menos energia que vários minérios que compõem e crosta terrestre. Através dessa mesma tabela, foi possível também descobrir uma coisa inédita no mundo dos seres vivos, o fato de que todos os seres vivos, sobrevive por muito tempo somente em ambientes com a quantidade de energia superior a do próprio corpo, nem mais nem menos. Como por exemplo, um homem não consegue sobreviver por muito tempo em uma montanha muito alta, onde o frio é mais intenso, pois há muita energia. Também não consegue sobreviver no interior da terra, onde os níveis são inferiores ao nível do mar, pois a energia é pouca.

Assim, as várias espécies de formigas que foram estudadas, viverem sob a terra sempre, elas possuem uma quantidade de energia imediatamente superior a sua.

Quanto Peso uma Formiga Consegue Carregar?

A formiga aguenta uma quantidade de peso de acordo com sua espécie. Cada uma aguenta uma quantidade certa e diferente de peso, mas a Formiga Saúva chega a carregar até 15 vezes à mais que o peso de seu corpo.

Saiba Mais…

– O bicho mais forte do mundo todo, suporta até 850 vezes seu peso, esse bicho é o besouro-rinoceronte. Se comparássemos com o ser humano, seria o mesmo que um homem de 70 kg que consegue carregar 60 toneladas.

– Além das formigas conseguirem carregar uma quantidade de 15 vezes à mais que o próprio peso, ela consegue percorrer 1 km/dia, o que é o mesmo de um humano erguer uma tonelada e ir de São Paulo a Buenos Aires em um dia só. Esse fenômeno só ocorre, ou melhor, é possível somente em animais de tamanho reduzido. Nessas situações, a massa do corpo torna-se perto da força muscular, desprezível. Por exemplo, com o elefante é diferente, pois ele carrega um corpo mais pesado, proporcionalmente, assim sendo incapaz de levar o seu próprio peso. Isso ocorre devia ao peso crescer mais que a força muscular, à medida que o corpo aumenta.

Além disso, vale ressaltar que, as formigas possuem um corpo bem adaptado para transportar cargas, elas têm um esqueleto extremamente leve, e possuem seis patas sobre as quais o peso da carga é distribuído.

Concluindo…

A formiga, aquele pequeno inseto, considerado frágil, consegue carregar massas bem maiores que a sua, ou seja, consegue carregar algo bem mais pesado que o próprio corpo, devido ao fato dela conseguir eliminar uma grande parte da Força Gravitacional.

- Entenda Melhor o Porque…

Devido a quantidade de energia absoluta da formiga ser menor que os grãos de areia por exemplo, sob suas patinhas, a energia da atmosfera, que causa a Força Gravitacional, a qual é dirigida para a Terra se desvia em uma boa parte para a formiga, assim formando um campo do qual alivia o peso dela sobre a terra, assim como também ocorro com o homem nos trens bala no Japão.

– Parte da energia = força gravitacional = se dirige para a formiga. OBS: a outra parte da energia causadora da força gravitacional, se dirige para a Terra, diretamente.

Vídeo

Veja o vídeo que vamos lhe indicar. É comprido, porém vale muito a pena você assistir, e ficar por dentro do mundo da formiga.

 

Resumo do Vídeo-Documentário:“Neste documentário nós somos transportados para o mundo das formigas pelos olhos de Bert Hoelldobler, uma autoridade mundial nestes insetos surpreendentes. Que animal alcançou imortalidade? Que animal é o mais bélico? Que animal tem a maior cidade do planeta? Não é o homem, mas sim as formigas.

Imagem de Amostra do You Tube

Elas são realmente uma história de sucesso. É somente seu tamanho minúsculo e nossa vaidade que nos permitem crer no mito de nossa supremacia. Formigas regem o planeta. Elas são encontradas em mais habitats, desde a distante Finlândia até os sufocantes trópicos. A maior colônia conhecida destes insetos está no Japão, onde 306 milhões de formigas, com 1 milhão de rainhas, em 45.000 colônias esparramam-se por mais de 270 hectares.

Os guerreiros mais ferozes da terra são as formigas. As formigas têm quartéis e sentinelas a postos para se protegerem de ataques de surpresa. Bert Hoelldobler, é amigo do mundialmente renomado cientista Edward Wilson, uma autoridade mundial destes seres surpreendentes. Ele dedicou a vida, viajando ao redor do mundo, para estudá-los. Pelos seus olhos e por suas palavras nós seremos transportados ao mundo das formigas. Um mundo mais maravilhoso e estranho que qualquer ficção científica. “Formigas” revelarão este mundo estranho, pela primeira vez, por meio de uma autoridade e entusiasta do assunto.”

Pois é, quem diria que uma criaturinha tão indefensa, considerada muitas vezes como praga, poderia levar uma vida, ter uma grande força e acima de tudo, ser de extrema importância para o planeta, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>