Fotos de Gansos

Fotos de Gansos

Os Gansos

Os gansos são aves pertencentes a família Anatidae, família essa que também inclui animais como os cisnes e os patos. Há uma ampla variedade dessas aves, sendo conhecidas aproximadamente quarenta nos dias de hoje.

Os gansos selvagens têm como habitat as regiões que possuem clima temperado, e migram para locais mais quentes em épocas de inverno. Mas de maneira geral, os gansos iniciaram seu processo de domesticação no Egito Antigo, visando interesses dos seres humanos, como por exemplo, a produção de carnes e uso das penas para a fabricação de flechas.  Já os gansos domésticos são mais ativos durante o período noturno e por possuírem um ótimo senso de espaço territorial, podem até exercer funções como cães de guarda. Em cativeiro esse animal pode viver até cinquenta anos.

Alguns biólogos e estudiosos acreditam que o principal ancestral do ganso é a ave carnívora chamada Dromornis stirtoni, que é uma ave considerada do terror. Porém, também existem algumas outras evidências que levam a esses pesquisadores a acreditarem que os gansos são ancestrais dos patos e dos cisnes.

Comportamentos E Características Dos Gansos

Algumas coisas básicas sobre esses animais já foram citadas acima, porém agora serão dados mais detalhes e apresentadas algumas curiosidades a respeito dos mesmos. Eles já existem há milhares de anos e começaram a ser criados por diversas culturas europeias, principalmente os romanos, chegando até mesmo a serem considerados animais sagrados pelos egípcios.

Eles são aves migratórias que tem a capacidade de viajar até dois mil e quinhentos quilômetros por dia, e atingir uma velocidade de aproximadamente cem quilômetros por hora. Eles são robustos e inteligentes, tornando o seu treinamento bem fácil.  Além disso, eles são animais fiéis às pessoas que os criam e o companheirismo é tamanho, que durante suas longas jornadas eles acabam ajudando alguma espécime doente, ou ainda ficam do lado deles caso o cansaço seja muito grande.

Os gansos são animais bem parecidos com os patos, sendo também aves aquáticas, mas a principal diferença é que eles são maiores, tanto no tamanho, quanto no peso. Os três primeiros dedos de suas patas são ligados por uma membrana que faz com que seja possível que eles nadem na água.

Diferentemente do que acontece com outras espécies de aves, o ganso é bastante resistente a doenças causadas principalmente por condições climáticas adversas, e isso se dá graças a sua plumagem. Isso o torna um animal com bastante força física e permite que ele seja criado durante todo o ano ao ar livre, não sendo necessário nenhum cuidado especial muito específico.

Lealdade dos Gansos

Como já foi dito anteriormente, os gansos são animais muito leais, tanto com as pessoas que os criam, quanto com os outros gansos. Essa característica já foi muito popular e valorizada no passado, mas nos dias de hoje ela se encontra um pouco esquecida.

Outro fato curioso, é que o ganso é um animal bem fácil de ser adestrado, assim como um cachorro por exemplo, e outra semelhança é que eles também tem um olfato bastante eficiente. Ele se acostuma de forma rápida com a presença do homem, mas também pode agir de forma escandalosa quando algum estranho adentra seu território.

Ainda que todas essas qualidades sejam bastante valorizadas pelo ser humano, a sua criação doméstica se dá por outros motivos, sendo o principal deles o consumo de sua carne, dos ovos e do fígado. Esse ultimo dá origem ao foie gras, e também a um patê, sendo ambos bastante apreciados por várias pessoas.

A fidelidade dos gansos também é possível ser vista em sua “vida conjugal”, já que eles acabam escolhendo seu par aos três anos de vida e mantem os mesmo até a morte, sendo que os machos se comportam visando dar muita proteção às fêmeas. Quando a vida chega ao fim para um dos dois, é comum que o ganso fique um tempo solitário, mas que após isso busque um outro ganso para que possa procriar.

Falando sobre procriação, a reprodução ocorre anualmente, onde a fêmea de modo geral bota cinco ovos e os choca durante o mês. Nesse momento e até a fase de nascimento dos filhotes, ambos os pais ficam responsáveis pelo cuidado ante os possíveis predadores. Esses filhotes conseguem voar bem rapidamente, com cerca de dois a três meses de idade.

Alimentação

Ganso se Alimentando na Mão

Ganso se Alimentando na Mão

Os gansos são aves com costumes alimentares herbívoros e tendências onívoras, ou seja, se alimentam basicamente de legumes, frutas, capim, ervas, grãos, insetos, caracóis e minhocas. Porém, no caso de serem domesticados e viverem em cativeiro, os gansos geralmente precisam equilibrar sua ingestão de nutrientes com o consumo de rações especificadas conforme sua idade, conseguindo assim crescerem saudáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.