Fotos de Aves

As aves fazem parte de uma categoria de animais bípedes, vertebrados, endotérmicos, (isso quer dizer que ele faz uso da energia interna para regular sua temperatura), são ovíparos, contando com o corpo recoberto por penas e penugens, bico córneo, asas e ainda têm ossos pneumáticos. Estão presentes em toda a parte do mundo, incluindo a Antártica e o Ártico.

As espécies que temos atualmente apresentam variações quanto ao tamanho, exemplo disso é o Avestruz que mede 2,75 metros, frente a Mellisuga Helenae que conta somente com 05 centímetros. Especialistas indicam que a evolução das aves se deu através dos Terópodes (dinossauros) ainda na era Jurássica, entre os 150 e 200 milhões de anos. O primeiro exemplar da espécie que se tem notícia é o Archaeopteryx, que fazia parte do Período Jurássico Superior, entre 150 a 145 milhões de anos.

Grande parte dos paleontólogos tem as aves como sendo as últimas ramificações oriundas dos dinossauros a passar pela fase da extinção ocorrida no período Cretáceo-Paleogeno. Aproximadamente 10.000 espécies são conhecidas atualmente.

É importante frisar que todos os pássaros são considerados como aves, mas, nem todas elas podem ser tidas como pássaros. Os últimos fazem parte da Ordem Passeriformes formando a mais rica delas, ou seja, que possui o número maior de indivíduos dentro do grupo.

Mais Sobre as Aves

As aves apoderaram-se do universo terrestre de maneira muito mais eficaz do que os répteis. Sem dúvida, a principal característica que deu origem a esta conquista foi o fator homeotermia, ou seja, a habilidade de conseguir manter a temperatura do corpo linear, graças a uma alta taxa do metabolismo ocasionada pelo intenso gasto calórico nas células.

Esta qualidade fez com que as aves, em conjunto com os mamíferos, pudessem se adaptar em qualquer região terrestre, até mesmo nas áreas geladas do globo, local que não havia sido ocupado por nenhum ser vertebrado até então. Como já mencionamos, o tamanho das aves é bastante variado, indo dos diminutos beija-flores até chegar as enormes emas e avestruzes.

Grande parte das aves possui como característica geral o voo, no entanto, as ratitas podem não erguer voo ou têm limitação durante ele, uma propriedade secundária, ou seja, conseguida por animais tidos como “recentes”, por meio de ancestrais que possuíam a capacidade completa de voo. Diversas espécies, especialmente as insulares (localizadas em ilhas), acabaram por perder essas características.

Dentre os indivíduos que não voam podemos incluir o avestruz, os pinguins, o quivi, e a ave Dodô, já há bastante tempo extinta. Aves que não são capazes de voar são especialmente frágeis a se extinguir em razão da ação destruição de seu habitat natural, da poluição e desfragmentação local direta ou indireta, por meio da introdução de mamíferos e plantas ou animais exóticos no mesmo ambiente.

A Circulação Sanguínea

Uma propriedade que auxilia na homeotermia das aves é a ocorrência de um coração completamente separado, contando com 04 cavidades: dois ventrículos e dois átrios. Nela não há a combinação de sangues. A parte da direita fica responsável pelo sangue pobre em oxigênio, mandando-o para fazer a oxigenação nos pulmões.

Já no caso da parte esquerda, seu trabalho é efetuado com o sangue repleto de oxigênio. O ventrículo esquerdo conta com bastante músculo na parede, manda o sangue diretamente para a aorta. Desta forma, a todo o instante, os tecidos ganham nova carga de sangue com oxigênio, garantindo uma constante manutenção de grandes taxas metabólicas. Esta situação, aliada às situações que regulam a temperatura, auxiliam na sobrevivência da espécie em qualquer ambiente. A circulação é completa e dupla.

O Sistema Respiratório: Sacos Aéreos e Pulmões

O sistema de respiração das aves também ajuda na manutenção da temperatura constante. Ainda que sejam pequenos seus pulmões, há sacos aéreos e ramificações que entram no meio de determinados órgãos e ainda no interior de ossos mais compridos.

A constante movimentação de ar que parte dos pulmões chegando aos sacos aéreos e indo deles de volta aos pulmões faz com que se renove o suprimento de oxigênio levado aos tecidos, contribuindo para que se mantenham estáveis as taxas metabólicas.

Ao contrário de outros animais, as aves apresentam a pele ressecada, já que não contém glândulas próprias para isso, mas em algumas partes há a queratina, se organizando como placa, especialmente no bico e nas garras, constituindo ainda parte das pernas. As aves estão desprovidas de glândulas diretamente na pele. Entretanto, existe uma restrição: a glândula uropigiana ou uropigial, que pode ser encontrada localizada na parte de trás da cauda e cuja substância lubrificante e oleosa é passada pela ave, que usa seu bico para isso, nas penas.

Essa substância atua contra o encharcamento delas, especialmente no caso das aves que vivem em rios, lagoas e mares, de maneira que as penas fiquem quase que impermeabilizadas. Isso explica o fato de as penas das aves não se molharem quando em contato com a água, ainda que fiquem muito tempo em contato com ela.

O Sistema de Reprodução

Diferentemente do que ocorre com os répteis, que em determinadas situações parem seus filhotes, as espécies de aves em sua totalidade põem seus ovos e jamais parirão suas crias. Ainda que os ovos tenham aparência frágil, sua forma oval proporciona maior resistência e com isso, os mesmos são capazes de suportar pressões grandes sem que se quebrem.

Incômodos e pesados para carregar, os ovos são colocados pelas fêmeas logo quando são fertilizadas, geralmente num ninho feito para que haja a proteção dos ovos contra possíveis ataques de predadores e ainda para que eles fiquem bem aquecidos, numa temperatura adequada que favoreça o desenvolvimento embrionário do filhote.

Muitas das aves que temos na natureza estão correndo risco de serem extintas, especialmente em decorrência do desmatamento e da caça. Com a destruição do habitat, as aves ficam mais vulneráveis ao ataque de presas e também aos caçadores, pois não tem onde se esconder frente aos perigos.

Por isso, é muito importante a proteção da natureza, não somente pelas aves, mas ainda pela preservação de outras espécies de animais, inclusive os seres humanos.

 

Confira a nossa Galeria de Fotos de Aves:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.