Filhotes de Girafa

As Girafas

As girafas – termo que vem do árabe zarAfa – são os animais mamíferos artiodátilos ruminantes, ou seja, são animais que mamam quando nascem, são ungulados com um par de dedos nas patas e possuem intestinos bem longos com auxiliadores da digestão de material vegetal, os cecos desenvolvidos.

Esses animais pertencem ao gênero Giraffa e à família dos girafídeos, sendo que nela apresentam-se apenas quatro espécies e nove extintas. Porém, até o ano de 2016 elas não tinham sido reconhecidas, e então considerava-se apenas a existência de uma espécie, a Giraffa camelopardalis, também conhecidas como camelo leopardo pelos romanos, já que na época elas eram muito incidentes no norte da África e acreditava-se até mesmo que elas eram originadas de uma mistura de um camelo fêmea e um leopardo macho.

Já de seu gênero, as grafas são as únicas, e juntamente com os ocapis, constituem a família Giraffidae. As espécies de girafa também podem ser diferenciadas de acordo com sua distribuição geográfica e também pelo padrão formado por suas manchas. Porém, atualmente, as subespécies de girafas habitam principalmente as terras no sul do Deserto do Saara, que são bem secas. Assim, elas são distribuídas em dois grupos, os das girafas do norte, que possuem um corno nasal interocular e dois frontoparentais. Além disso, elas contam com a pelagem reticulada de modo geral. O outro grupo são as girafas do sul, que não possuem corno nasal e sua pelagem é majoritariamente composta por malhas irregulares.

As girafas macho podem chegar a uma altura de até cinco metros e possuindo línguas preênseis, elas são capazes de alcançar itens de até cinquenta centímetros de distância. Isso auxilia muito no momento em que precisam pegar folhas de determinadas árvores que podem conter espinhos e outros inconvenientes no alto de seu galho. As folhas são sua principal fonte de alimentação, sendo que eles são capazes de comê-las de árvores de até seis metros de altura.

Como as folhas possuem um teor nutritivo não muito alto (comparada as necessidades desses animais) as girafas acabam tendo que comer uma imensa quantidade das mesmas, para se satisfazerem e sobreviverem adequadamente, e por isso, muitas vezes eles acabam ficando até mesmo vinte horas por dia comendo.

O corpo das girafas podem passar dos dois metros e eles ainda possuem uma cauda que tem cerca de oitenta centímetros, tirando ainda o comprimento do pincel final. O peso das girafas pode passar dos quinhentos quilos, e ainda que com dimensões impressionantes, esses animais podem atingir velocidades de aproximadamente cinquenta e cinco quilômetros por hora, o que é totalmente suficiente para que consiga fugir de seus predadores.

Como já foi dito, as girafas são animais mamíferos e por isso elas contam com sete vértebras cervicais. Entretanto, seus pescoços são bem maiores do que os animais que conhecemos nos dias de hoje, e exatamente por isso, existe a fama de que seu sistema vascular possui a maior pressão sanguínea de todo o reino animal. Além disso, seu coração possui dois orifícios, sendo um responsável pelo bombeamento de sangue para o pulmão e outro responsável por bombear o sangue para o cérebro. Esse segundo orifício citado é mais fino, pois precisa de músculo maiores para que a força necessária para promover o bombeamento não precise ser tão grande.

Ainda sobre questões de pressão sanguínea, quando alguma girafa vai beber água, por exemplo, ela apenas não morre com esse aumento gigante da pressão, pois possui algumas particularidades muito excepcionais. A principal delas é que perto de seu cérebro existem vários vasinhos capilares ramificados em veias dentro de seu crânio que acabam por amortecer e até mesmo distribuir adequadamente toda essa sobrecarga sanguínea no momento em que a cabeça do animal está para baixo. Outro mecanismo que ajuda no alívio dessa pressão é a presença de uma veia mais larga que contem muitas válvulas, retornando ao coração, e assim quando o sangue está muito pressurizado, ela recebe parte desse sangue.

Tanto a girafa macho, quanto a girafa fêmea contam com dois a quatro chifres curtos que são recobertos por pele. Esses animais possuem a pelagem fulva, ou seja, amarela ou alourada, mas podem também ser rosadas, mas sempre contando com manchas marrons, menos na parte da barriga, onde seus pelos são sempre brancos.

Cada girafa possui seus próprios padrões de manchas – como se fosse nossas impressões digitais – e elas ajudam com que elas se mimetizem (ou camuflem) com as sombras das árvores de seu habitat natural. Essas manchas também são responsáveis por manter a temperatura corporal dos animais adequada, já que embaixo delas há uma grande concentração de vasos sanguíneos.

As girafas possuem longas pernas, e as da frente são um pouco maiores do que as de trás e o couro das mesmas é um pouco mais rígido, fazendo com que os membros do animal fiquem um pouco mais comprimidos do que o restante do corpo, permitindo que o sangue não se espalhe por todo o músculo e tecidos e possibilitando que ele retorne ao coração. Se isso não acontecesse, com certeza as girafas teriam sangue acumulado em suas pernas e isso levaria o animal a morte. Além disso elas também contam com um número menor de costelas. As girafas vivem cerca de quinze a vinte anos.

O sono das girafas é algo bastante curioso, já que eles dormem bem pouco, cerca de duas horas por dia, e ainda assim em vários intervalos. E o mais interessante é que na maioria das vezes elas dormem de pé, se deitando para descansar apenas quando se encontram absolutamente seguras, pois caso algum predador tente chegar perto, o tempo para ela se levantar pode ser arriscado, já que são animais muito grandes.

Os Filhotes Das Girafas

A gestação de uma girafa dura cerca de quatrocentos e cinquenta dias, ou seja, quinze meses e só é possível nascer um filhote de cada vez, sendo que eles nascem com uma altura que fica em um pouco mais de um metro e meio. No momento do nascimento seus chifres se encontram soltos no crânio, o que faz com que a mãe não fique machucada no momento em que o filhotinho sai do útero. Os mesmos se fundem ao osso do crânio durante a infância e a adolescência.

Os filhotes sofrem uma queda já no nascimento, de cerca de dois metros de altura quando sua mãe está de pé – o que é bastante frequência – porém, na maioria das vezes isso não é um problema, já que a vegetação da savana africana, que é seu habitat natural, faz com que a queda seja amortecida.

Os principais predadores dos filhotes das girafas são as hienas, os leopardos e os leões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.