Propaganda Polêmica

Propaganda compara criadores de caes de raça a Hitler e provoca polêmica na Grã Bretanha

Para incentivar as pessoas a adotarem cachorros sem raça (os famosos vira-lata), uma instituição que protege os animais de rua teve uma idéia bem polêmica.
A ONG espalhou cartazes e um postêr criticando duramente os criadores e compradores de cães de caça: o cartaz mostrava nada menos que um cão, com um bigode no estilo do bigode utilizada pelo ditador nazista (responsável pelo Holocausto judeu e pela morte de milhares de pessoas de diversas origens como ciganos, homossexuais e negros) Adolf Hitler.
A legenda do cartaz (que faz parte de uma extensa campanha contra a compra de animais de raça) também demonstra claramente a comparação entre os criadores e o ditador: “Raça Superior? Errado para as pessoas. Errado para os cachorros. Boicote os criadores. Adote.”.
A organização responsável pelo anúncio, o PETA (Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais, em uma tradução aproximada do significado da sigla inglesa), pretende com isso fazer as pessoas pensarem antes de deixar um animal do abrigo e comprar um cachorro “industrializado”.
O pôster foi exibido pela primeira vez durante uma exposição de cães de raça, ocorrida na cidade de Birmimgham. A Crufts, como é chamada a exposição, é a maior do gênero no mundo – sua impôrtancia é tão grande que é conhecida como o “Oscar canino”.
Na foto do pôster, um cão da raça maltês é exibido com um pente colocado estrategicamente para dar a impressão que é um bigode.

Ditador

Polêmica

Vários criadores e compradores de cães de raça no mundo se sentiram ofendidos com o anúncio. A entidade que representa os criadores de cães de raça no país, a Kennel Club, entrou com uma queixa contra o cartaz.
No entanto, os eventos que envolvem animais de raça estavam sob investigação, pela suspeita de que os animais estavam sendo maltratados. A polemica foi tão grande que em 2008 a grande emissora BBC anunciou que não cobriria a feira Crufts, até que a situação fosse esclarecida e ficasse claro que os animais estavam sendo bem tratados.
O problema é que a mesma emissora identificou problemas graves que afetam a saúde dos cães de raças resultantes dos cruzamentos feitos pelos criadores. Depois disso, a Sociedade Protetora dos Animais britânica retirou o apoio ao evento, também em 2008.

Caes

Resultado

A entidade que regula a propaganda na Grã Bretanha (ASA, na sigla em inglês) não considerou o material ofensivo e não o tirará do ar.
Segundo a ASA, três reclamações sobre o pôster foram analisadas, mas não existe necessidade de uma investigação formal sobre o caso.
Ainda segundo a mesma entidade, o pôster não representa ofensa para grande parte da população, e não assustaria os compradores dos cães de raça, pois eles entenderiam que o anúncio representa a opinião do PETA.

Animais

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.