Fotos São Bernardo

Conhecidos por serem amorosos, gentis e tolerantes, apesar de seu tamanho, os cães da raça São Bernardo são uma boa opção para famílias com crianças, desde que sejam tranquilas e respeitem o animal. Eles se tornaram mais populares depois dos filmes em que um cão da raça é o personagem principal, “Beethoven”.

Se você está pensando em ter um São Bernardo em casa, é importante considerar as suas características, tanto físicas quando comportamentais. Confira, a seguir, tudo sobre este animal.

Ficha Técnica do São Bernardo

  • Peso: Macho e Fêmea: 50 a 90 quilos.
  • Altura na cernelha: Macho: 1,8 cm / Fêmea: 1,3 cm
  • Aparência: Olhos caídos e orelhas flexíveis
  • Exercício: Cerca de 20 minutos por dia
  • Nível de Energia: Tranquilo
  • Expectativa de Vida: 8 a 10 anos.
  • Tendência de Babar: Alta
  • Tendência de Roncar: Moderado
  • Tendência de Latido: Baixo
  • Tendência de Cavar: Baixa
  • Necessidade de Atenção: Alta
  • Comprimento da Pelagem: Média
  • Cores: Vermelho e branco, rajado e branco
  • Necessidade de Cuidados Gerais: Moderada

A altura de um São Bernardo macho pode variar entre 70 e 76 cm, e ele pode pesar entre 63 a 81 kg. A altura da fêmea pode variar entre 66 e 71 cm, e ela pode pesar entre 54 a 63 kg.

Os cães podem ter pelos longos ou curtos. As cores da pelagem incluem o vermelho e branco, marrom e branco e tigrado e branco. Alguns cães têm uma espécie de máscara escura sobre os olhos. As orelhas estão localizadas na parte mais alta da cabeça. Os olhos são escuros e um pouco caídos. A testa é bastante enrugada. Os São Bernardos também têm bochechas avantajadas, o que os torna propensos a babar.

Como são cães tão grandes, eles levam mais tempo do que muitas outras raças para se desenvolver completamente. Eles geralmente não chegam ao seu tamanho completo até que tenham completado 2 ou 3 anos de idade.

Personalidade do São Bernardo

O São Bernardo é um cão bastante amoroso. Sua simpatia faz com que logo se perca o medo de chegar perto de um animal tão grande. No entanto, ele é igualmente rápido para proteger os membros da família quando acredita que estão em perigo.

Por ser um animal tão amigável, gentil e tolerante, é especialmente indicado para famílias com crianças bem comportadas. Conhecido por ser compreensivo e paciente, ele é cuidadoso quando está brincando com crianças e, mesmo com todo o seu tamanho, não machuca os pequenos.

É um cão naturalmente ansioso para agradar os seus donos, o que pode tornar mais fácil educá-lo do que animais de outras raças.

Vivendo Com um São Bernardo

Os cães da raça São Bernardo são seres sociais. Nada os faz mais felizes do que participar de atividades familiares. Por outro lado, ele pode ficar bastante decepcionado se sentir que está sendo deixado de fora de qualquer diversão.

Quando atinge a maturidade, o São Bernardo fica tão grande e pesado, que o ideal é treiná-lo quando ainda é filhote e não cresceu tanto. A raça é conhecida por ser um pouco teimosa. No entanto, quando ele sabe o que seus donos esperam dele, seu desejo instintivo de agradar faz com que a convivência seja muito melhor.

Um São Bernardo adulto tem quedas de pelos geralmente duas vezes por ano, na primavera e no outono. A escovação regular vai ajudar a minimizar este queda.

Um cão precisa comer comida o suficiente para manter um peso saudável, entretanto cuidado para não exagerar nas quantidades com um São Bernardo. O excesso de peso pode sobrecarregar as articulações e causas problemas em seu corpo. Por incrível que pareça, um São Bernardo, com todo o seu tamanho, precisa de uma menor quantidade de ração do que cães de outras raças. Isso porque seu temperamento é mais calmo e ele precisa de menos exercícios, e, consequentemente, menos comida.

Como é o caso com outras raças muito grandes, os São Bernardos têm vidas relativamente curtas. A expectativa de vida é, geralmente, de 8 a 10 anos.

História da Raça São Bernardo

Os São Bernardos são cães de grande porte com uma história cercada por mitos e lendas. Embora, tradicionalmente, sua origem tenha sido em um mosteiro-hospício nos Alpes suíços no século 11, a primeira aparição comprovada do cão no mosteiro, ou em qualquer outro lugar, provavelmente ocorreu cerca de 600 anos mais tarde.

Especialistas acreditam que estes cães do mosteiro foram criados para uso como cães de guarda. Não muito tempo depois, no entanto, suas habilidades para salvar vidas foram descobertas. Ao longo dos próximos três séculos, os cães desta raça foram responsáveis ​​por salvar mais de 2.000 vidas humanas.

Atualmente, os cães São Bernardo são conhecidos não só por suas façanhas históricas, mas também por seu amor e devoção aos seus companheiros humanos, especialmente crianças. Dois filmes populares infantis da década de 90, “Beethoven” e a continuação “Beethoven 2”, aproveitaram essa característica para contar histórias de aventuras de um adorável São Bernardo com sua família.

Curiosidades Sobre o São Bernardo

1 – Você provavelmente já viu a imagem de um cão da raça São Bernardo com um barril preso no pescoço. O animal era conhecido por ficar andando sobre os Alpes entre a Itália e a Suíça resgatando pessoas perdidas na neve. Dentro dos barris havia conhaque para que a pessoa tomasse e conseguisse esquentar o corpo em meio a neve.

2 – O mais famoso São Bernardo que existiu se chamava Barry. Ele chegou a resgatar entre 45 e 100 pessoas em toda a sua vida. Para homenageá-lo foi criado um monumento no Museu de História Natural de Berna, na Suíça, e é no mesmo local em que seu corpo se encontra.

3 – Um São Bernardo não tem apenas tamanho e músculos. Ele é um cão bastante inteligente, bem-humorado, não-territorial (embora ele vai protegê-lo se houver perigo), obediente, muito leal e ótimo com crianças e, até mesmo, outros animais. Por causa de seu tamanho, é recomendado que ele seja devidamente treinado quando ainda é um filhote. Assim você evita ter um cão enorme que não irá te obedecer.

O são bernardo é uma raça de cão criada para ser trabalhador e resgate. Seu temperamento é considerado dócil, mas isso não o alivia como um cão de guarda, sendo totalmente leal aos seus donos e assustador com o seu tamanho, além de ter um latido forte e rígido. É um animal que baba mais que o normal.

É bastante indicado como cão doméstico, tendo em vista que tem alta tolerância para crianças e outras raças de cachorros ou animais domésticos como gato, hamster, fuínha, esses tipos de bichanos. Tornou-se uma raça bastante conhecida após o filme Beethoven onde esse cão.

Confira imagens desse grande e belíssimo cão de raça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.