Como Foi Criada a Raça Dos Pit Bulls?

Esse artigo é voltado às pessoas que amam cachorros, ou para aqueles que só está afim de curiosidades.  Os bichos de estimação sempre foram um motivo de alegria, já que eles podem nos fazer sorrir enquanto estamos tristes, cansados do trabalho ou escola, ou até naquele momento onde não se há nada para fazer. Eles nos deixam mais soltos e com uma grande autoestima.

Como Foi Criada a Raça Dos Pit Bulls?

Como Foi Criada a Raça Dos Pit Bulls?

Enquanto algumas pessoas preferem os gatos, há aqueles que possuem uma verdadeira paixão pelos cachorros. E há uma infinidade de raças, tais como labrador, um cachorro de grande porte excelente para se relacionar com crianças elétricas, com pessoas com deficiência visual, para idosos, etc; chihuahua, que é uma raça de pequeno porte, excelente para apartamentos, já que não ocupa um espaço muito grande, enfim.

Há também uma espécie, que é bastante conhecida, o Pitt Bull. Entretanto, a raça é cercada de bastante polêmica, já que volta e meia aparece na mídia como uma raça bastante agressiva e violenta, capaz de ceifar a vida de uma pessoa. Entretanto, devemos analisar que não é próprio da espécie esse bruto comportamento.

Confira conosco, neste artigo, um pouco mais sobre a criação da raça Pit Bull, e mais algumas informações interessantes.

A Raça Pit Bull

A raça Pit Bull teve início no século XIX, mais precisamente, na sua primeira metade. Tudo começou quando o Parlamento da Inglaterra resolveu acabar com o bull baiting,  um ‘esporte’, onde cães da raça buldogue atacavam bois  em uma arena. Apesar de o público ver e viver cenas terríveis de violência em seu conturbado cotidiano, argumentavam que assistir a isso causava distração. Mas tais espetáculos eram verdadeiros banhos de sangue.

Depois dessa proibição, que foi apoiada maciçamente pela população, deram atenções para as criações de cachorros aptos a brigas de rinha. Para terem cães dispostos, agressivos e fortes, resolveram cruzar as raças buldogue e Bull Terrier. Esperavam que, depois de cruzar as raças, uma nova, mais ágil e rápida pudesse ser criada e, assim, utilizada em tais rinhas. Queriam um cão com as medidas do buldogue, mas mais apurada.

Os Bull and Terrier (Nome da raça antigamente) eram utilizados para várias funções: atacar  os outros cãs, caçar e matar roedores, que naquela época eram pestes urbanas comuns, entre outras ações. Eles mostravam, quando em ação, uma raça bastante forte, violenta, e que tinha uma enorme resistência contra a dor. A feição pelo dono e outros pontos são características dos Pit Bulls.

Depois de ficar bastante conhecida no continente europeu, a raça Pit Bull começou a se firmar nos Estados Unidos, servindo para outras atividades: auxiliar de caça, proteção da casa, cachorro de quintal, protetores de fazendo e, é claro, como cães de luta.

Hoje, a raça Pit Bull pode ser encontrada quase que no mundo inteiro, já que muitas pessoas são cativas desses cachorros que apresentam força e graça ao mesmo tempo. Mas, antes de conclusões precipitadas, vamos esclarecer alguns pontos a seguir.

A Raça Pit Bull

A Raça Pit Bull

Descrição De Um Pit Bull

Um cachorro da raça Pit Bull apresenta as seguintes características:

  • *Olhos cor de verde âmbar, azul vitrificado e outros, além de cores diferentes para cada olho;
  • *musculatura, que pode ser trabalhada através de exercícios (nunca por meio de anabolizantes);
  • *Focinho, com 4 tipos de coloração diferentes: Blue Nose, Blue Fawn, Black Nose, e Red Nose;

Entre outros.

O Modo De Criar Dita o Comportamento

Para aqueles que acham que todos os cães da raça pit Bull são violentos e perigosos, preste atenção nos dizeres seguintes. É fato que a raça, geneticamente, tem tendência a ser forte e também violenta. Mas o que influencia mais nesse processo é o modo de como o dono o instrui. Por exemplo. Quando o dono incentiva os Pit Bulls a atacarem outros cães e gatos, o mesmo está induzindo o cão a atacar até pessoas.

Ou seja, quem ensina os seus cães a não agir violentamente, nem atacar outros cães, está contribuindo para evitar tragédias que sempre aparecem na mídia.

Algumas Dicas Para Educar Corretamente o Pit Bull

Para quem tem um cão dessa espécie e quer ter uma relação tranquila com o seu cachorro, é necessário que algumas medidas sejam tomadas. Observe.

  • *Nunca reaja com violência ao cão. Se ele fizer algo errado, não use a força física para tentar corrigí-lo. O melhor a fazer é repreendê-lo, com uma expressão séria, para ficar claro ao cachorro que a sua ação não foi bem recebida por você.
  • *Os Pit Bulls, geralmente, possuem um nível de ciúme muito alto quando o dono tem mais bichos dentro do mesmo ambiente. Dizem que o cachorro consegue controlar os ciúmes se for muito bem adestrado. Por isso, se tiver outros animais de estimação em sua casa, faça o possível para que brigas entre eles sejam evitadas.
  • *Sempre que puder, dê um passeio com o seu amigo. Eles, assim como nós, precisam ‘passear’, já que uma quantidade enorme de energia fica retida no animal, e, quando o mesmo se sente preso, a agitação e agressividade são constantes.
  • *Devemos enfatizar que, o cachorro adestrado, seja lá a sua raça, passa a ser um cão mais domesticado e que amará ainda mais o seu dono. Por isso, ensinar a ele alguns comandos como ‘’senta!’’, ’’deita’’, ’’rola’’ é sempre bem vindo, já que o ensina a seguir os preceitos de seu dono.

Os Pit Bulls e a Sociedade

Como já dito, há vários casos de ataques de Pit Bull no Brasil, sempre causando espanto e medo. Há estados que regulamentam que todos os donos de cães considerados ferozes devem estar sempre com a focinheira, com o intuito de evitar os ataques.

Quem não tem responsabilidade sobre seu cão, pode ter muita dor de cabeça e prejuízo caso o seu cachorro atacar algum transeunte na rua. Isso por que a vítima pode processar o dono do cão, por deixa-lo à solta na rua, sendo um perigo para a população.

Ou seja, uma educação com muito amor e também disciplina é vital para que qualquer cão, inclusivo o pit Bull, seja dócil.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.