Cachorro Entediado

Muitas pessoas adorariam ter animais em casa, aquelas que moram em imóveis grandes, com quintal espaçoso não precisam nem pensar duas vezes, porém, quem mora em apartamento, com poucos metros quadrados fica um pouco em culpa. É bem verdade que o cachorro precisa ter espaço e não é fácil dar o que ele necessita em casas ou apartamentos pequenos, o que não quer dizer que seja impossível.

Cachorro Entediado

Cachorro Entediado

O apartamento não é a condição mais favorável para se criar um cachorro, não tem nem o que discutir a respeito, o animal pode ficar entediado e acabar fazendo bagunça para se distrair. Porém, os veterinários dão algumas dicas para resolver ou pelo menos, amenizar o problema.

A primeira dica é em relação a escolha do cachorro. O ideal é pensar no que cada espécie exige antes de escolher entre esse e aquele, com regras básicas, dá para entender como ser para o cão viver naquele espaço.

Dicas Para Escolher Um Cão Para Espaços Pequenos

1- A regra número 1 é de que cães precisam de espaço, pois precisam gastar a energia e se exercitar, então, com pouquíssimo espaço, a solução é levá-los para passear várias vezes por dia.

2- Os cães precisam de companhia, eles precisam encontrar com outros cães nos passeios e em casa, jamais ficarem muitas horas sozinhos.

Essas são as regras básicas, antes que você pense “gostaria de ter um cachorro, meu apartamento é beem grande, mas passo o dia todo fora de casa trabalhando”. Aí você completa, pensando que morando em apartamento o cachorro deverá ser bem silencioso para não incomodar os vizinhos. Diante dessas questões, a indagação é sobre qual raça atenderia as suas exigências. 

As perguntas que você deve se fazer é como será possível manter o cão o dia todo sozinho, sem que ele fique infeliz ou comece a fazer muito barulho e em consequência incomodar os vizinhos. Se sentindo só, ele vai usar uivos, latidos e choro para mostrar que não está contente com a situação ou vai destruir tudo o que encontrar pela frente, por conta do estresse de estar preso e sozinho.

Mesmo quem mora em um apartamento grande, diante desses e de outros problemas, deve esquecer a vontade de ter um cachorro grande ou das raças que possuem um temperamento agitado. O cão precisa de espaço e quanto maior ele for, maior o espaço que ele necessita.

Os cães grandes, a maioria das raças, são usados para trabalho de guarda, caça e treinados para ajudar em resgates, entre outras coisas. O que significa que eles possuem instintos como o de correr, farejar e cavar para ocupar o tempo e imagina se eles começam a fazer isso dentro de um apartamento.

Não Se Escolhe Um Cão Pelo Modismo

Infelizmente, a moda atinge o mundo animal. Muitas pessoas escolhem determinadas raças quando elas estão “na moda”. O problema é que ter um cachorro porque está na moda não significa que ele é adequado para o seu apartamento.

Os cães da raça labrador são um dos maiores exemplos disso. É bem verdade que eles são fofos e muito simpáticos, porém, mais que isso, costumam marcar presença em comerciais. O resultado é que fica sendo um cão da moda e muitas pessoas resolvem ter um desses em casa. Porém, o que poucos procuram saber é que esse cão é muito ativo e em pouco espaço é um grande problema.

Os cachorros que vivem em pequenos espaços não são felizes, mesmo que na área externa, como varanda o área de serviço. Não é o fato de ser externa ou interna, o problema é a falta de espaço e a falta de companhia. Infelizmente, os donos dos animais os colocam nessas condições com medo de que eles fujam o que sujem a casa.

Em resumo, um apartamento jamais será o melhor lugar para se ter um cachorro, porém, em alguns casos dá para criar um espaço em que ele consiga se adaptar. Veja as dicas!

  • Dê preferência as raças entre pequenas e médias, como por exemplo, o yorkshire, o poodle, o fox terrier, o maltês, o pinscher, o dachshund, entre outros.
  • Mesmo que você deixe o seu cão andar em todo o apartamento, isso não é o suficiente para a necessidade que ele tem de caminhar. Você deve sair com ele pelo menos 3 vezes por dia e em cada uma delas, ficar fora por 30 minutos, como mínimo ou se ele aparentar estar cansado.
  • Ele precisa ter algo para roer, compre couro ou ossos, é um modo para ele se distrair e evitar o tédio. Aliás, o tédio é que faça com que ele tenha problemas de comportamento. Isso fará com que ele estrague menos os móveis, além de evitar as dermatites psicogênicas, quando eles lambem demais as patas por falta do que fazer.
  • O cão gosta de brincar, ter alguém que mal fala com ele não é ter companhia. É necessário tirar um tempo para bricar com o seu cachorro todos os dias.
  • O cão não pode ficar sozinho o dia inteiro, ele pode ficar algumas horas, e faça isso, enquanto ele ainda é filhote, assim ele aprende a suportar a ausência do dono e fica mais independente.
  • É muito bom que ele passeie onde possa encontrar outros cães e também em lugares que enham plantas. O cachorro é como os homens, ele gosta de ter amigos.
  • Você tem vizinhos e eles não são obrigados a suportar os latidos do seu cão por um longo tempo. O cão que late por horas e horas estaá infeliz e isso deve ser contornado pelo dono. O latido repetidamente é um sinal de que algo está errado. Ao invés de repreender o seu cão, busque uma solução.

Obviamente, para um cachorro é muito melhor morar em uma casa com um enorme jardim, onde ele possa correr à vontade. Por isso, antes de decidir ter um cão, veja se você tem mesmo o tempo disponível para oferecer para ele. Em espaços pequenos, sair com ele as três vezes por dia se torna fundamental.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.