Banho Coletivo de Pássaros

Os Pássaros

Os pássaros, chamados mais técnica e formalmente de “Passeriformes”, são um grande subgrupo da ordem mais geral das aves, que corresponde a uma das mais numerosas, contando assim com cerca de seis mil espécies, o que é equivalente a pouco mais da metade de todas as espécies de aves que existem. Os pássaros contam com uma diversificação bastante significativa no que diz respeito a morfologia, biologia, ecologia e até mesmo o comportamento de maneira geral.

A grande maioria dos pássaros são aves de pequeno a médio porte e que possuem sua alimentação com base em frutos e suas sementes, pequenos animais vertebrados, como os peixes, roedores e até mesmo filhotinhos de outras espécies de aves, e também pequenos animais invertebrados, como por exemplo os crustáceos e os anelídeos.

A anatomia é um ponto bastante relevante desses animais, sendo que algumas coisas são diferentes conforme a necessidade de cada animal. Por exemplo, o formato do bico é algo que varia bastante, já que, dependendo do tipo de alimentação do animal, ele se adequa de uma forma. Além disso, os pássaros também contam com quatro dedos que são nivelados, sendo que o primeiro permanente fica de maneira invertida. Já a plumagem desses animais é densa e fina, mudando também de espécie para espécie.

Outro ponto bastante característico é que esses animais emitem um som muito marcante, que é um canto muito melodioso. As características desse som dependem de vários fatores, como por exemplo, toda a estrutura da siringe, que é o órgão que tem o papel de produzir e emitir todos esses sons, além de também a quantidade e a disposição dos músculos do aparelho fonador como um todo.

Existem estudiosos que apontam que o som que os pássaros emitem podem ser expressos das mais variadas formas, já que eles passam por uma pressão evolutiva, porém, ainda assim o canto de algumas linhagens são bastante complexas, já que algumas podem representar uma fêmea buscando por um parceiro, por exemplo, ou ainda a defesa de algum território, ou coisas do tipo.

Pássaros

Pássaros

As aves que possuem a habilidade de cantar são aquelas que apresentam um órgão vocal bipartido, que é a que foi citada anteriormente, a siringe. A siringe se localiza mais precisamente na traqueia, juntamente com os brônquios, gerando assim um som por meio da oscilação das membranas que se localizam conjuntamente.

Cada um dos lados da siringe conta com músculos próprios que se flexionam e se controlam sem depender necessariamente da amplitude e da frequência do som emitido. O som feito pelas aves adultas se associam ainda mais com como a respiração é coordenada e como os músculos são controlados por meio de todo o sistema somatossensorial.

O mecanismo por onde o som é emetido se divide em três principais estados de membranas, que dependem necessariamente da alternância entre a necessidade de utilizar a voz e a necessidade de respirar e por isso havia uma relação com aspectos como a fonação, respiração e até mesmo a mudez. Durante a respiração, a membrana que está afastada do ar faz com que exista uma redução da resistência do ar e que a reposição do ar que foi exalado durante a vocalização aconteça.

Já durante a fonação, as membranas da região se encontram entre abertas, fazendo assim com que a passagem de corrente de ar fosse feita de dentro para fora e assim houvesse uma vibração e uma emissão sonora, consequentemente. De cada lado da siringe essas membranas podem ser vedadas, e isso faz com que seja possível serem emitidos sons distintos ou alguns cantos mais complexos.

É comum que se encontrem dialetos distintos entre as distintas populações, mas também existem aquelas que cantam de uma maneira estereotipada, onde não existem variações entre os indivíduos e nem mesmo entre as populações. O canto das aves se determina através da genética e se desenvolve sem que seja necessário aprender ou treinar, mas sim sendo fundamentado na memorização e em toda a adequada coordenação auditiva e vocal.

A maioria dos pássaros praticam a monogamia e, dessa forma, vivem somente com um parceiro ao longo de todo o período de acasalamento. Porém, existem ainda a minoria de espécies que são poligâmicas, mas somente da parte do macho, que passa a acasalar com várias fêmeas e assim fazer com que haja a reprodução.

Casal de Pássaros

Casal de Pássaros

Os ninhos desses animais contam com uma construção mais complexa e elaborada, quando comparada as outras aves. Eles majoritariamente contam com um formato parecido com o de uma taça, e servem como ótimos exemplos de engenharia.

Os filhotes dos pássaros nascem cegos e sem penas, porém em algumas vezes cobertos com uma leve penugem. Nessa época pós nascimento eles são absolutamente dependente dos pais, passando assim alguns meses. Os pais são os responsáveis por prover alimentos aos filhotes, que fazem o pedido alongando o pescoço e abrindo o bico, acontecendo isso desde as primeiras horas depois que eles nascem.

As espécies de pássaros mais comuns no Brasil são:

  • – Beija Flor;

    Beija Flor

    Beija Flor

  • – Pardal;

    Pardal

    Pardal

  • – Pombo comum;

    Pombo Comum

    Pombo Comum

  • – Bem te vi;

    Bem Te Vi

    Bem Te Vi

  • – João de Barro;

    João de Barro

    João de Barro

  • – Canário da Terra;

    Canário da Terra

    Canário da Terra

  • – Coleiro;

    Coleiro

    Coleiro

  • – Papagaio;

    Papagaio

    Papagaio

  • – Rolinha Roxa;

    Rolinha Roxa

    Rolinha Roxa

  • – Sabiá Laranjeira;

    Sabiá Laranjeira

    Sabiá Laranjeira

  • – Tico Tico;

    Tico Tico

    Tico Tico

  • – Urubu de Cabeça Preta;

    Urubu de Cabeça Preta

    Urubu de Cabeça Preta

Banho Coletivo das Aves

É bastante comum que os pássaros tenham o hábito de tomar uma espécie de banho de areia coletivo. Esse banho serve basicamente para que que a pele desses animais fique limpa, retirando assim todo o tipo de parasitas ou outros invasores que podem contaminá-los e proporcionar doenças, como por exemplo micoses, podendo os levar inclusive a morte.

Além disso, esse banho de areia também serve para que as penas deem uma clareada, o que serve como um maior atrativo para o sexo oposto, facilitando assim o acasalamento e a reprodução, promovendo o perpetuamento da espécie.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.