Pelicano

Características

Pelicanos são Aves de grande porte, as maiores de sua família que se denomina pelecanidae, estas aves vivem na Eurásia e na África do Sul. Seu tamanho ode chegar até 2,70 metros de envergadura de asa.  São muito conhecidos pela curiosa bolsa existente logo abaixo do seu bico comprido.

Ave

Ave

Alimentação

Os pelicanos são pescadores natos, sendo assim seu habitat natural acabam sendo os ambientes aquáticos já que sua dieta alimentar se baseia quase que 100% em peixes como as tainhas, carpas e tilápias, que são peixes de médio porte, mas é bastante comum que eles se alimentem de peixes menores, mas neste caso são necessárias grandes quantidades para saciar sua fome. Sua maneira curiosa de pescar justifica a bolsa na parte inferior de seu bico, os pelicanos mergulham de bico aberto e a bolsa funciona como uma espécie de rede de pesca, podemos encontrar muitas imagens e fotos de pássaros como o Pelicano com a bolsa recheada de belos peixes.

Foto

Foto

Reprodução

Na região da África a reprodução se dá durante o ano todo, mas já em outras regiões como na Índia, por exemplo, o período de reprodução se restringe aos meses de fevereiro, março e abril. Em regiões especificas da Europa e da Mongólia este período reprodutivo acontece durante a primavera. Estas aves vivem em bandos, sendo assim os seus ninhos são feitos no chão pelas colonias. A quantidade de os varia entre 1 e 3, sendo que o período de incubação poderá levar de 29 dias até 36 dias. Se tornam sexualmente maduros entre os 3 ou 4 anos de idade. Sua longevidade pode alcançar os 50 anos em cativeiro.

Pelicano

Pelicano

Curiosidades

A imagem do pelicano é comumente utilizada em desenhos animados, pois a bolsa existente abaixo do seu bico é fonte de inspiração para inúmeras utilidades como, por exemplo, carregar os mais diversos objetos, ferramentas, outros animais, etc. Mas a pele extensiva na parte inferior do bico desta grande ave tem por objetivo principal a pesca de peixes, além disso também serve para que os pelicanos levem os peixes de um local até outro. Alimentar os filhotes é uma tarefa mais fácil para os pelicanos graças a bolsa extensiva, pois os alimentos semi digeridos podem ser oferecidos de forma mais prática. Como as demais aves aquáticas eles tem as membranas nas patas, e por vezes são confundidos com patos ou gansos, mas no caso dos pelicanos existem quatro dedos enquanto gansos e patos possuem somente três dedos. Esses Animais Engraçados e curiosos tem grandes habilidades para vôos de longas distancias, pois são habituados as longas migrações. Devido a sua dieta baseada em peixes coloridos os pelicanos sofrem muito com a poluição das águas, Sinal de Negligência dos homens, portanto sejamos mais cuidadosos afim de não prejudicar a natureza e sua biodiversidade. Veja ainda fotos de pelicanos.

Um comentário

  1. MT bom aprendi bastante com o site :9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>