Jacu Cigano

Esta ave nativa tem sua origem na América do Sul, mais especificamente ao Norte. Seu habitat natural são as regiões de pântanos e alagamentos. As aves denominadas de Jacu Cigano são as únicas que pertencem a família Opisthocomidae cujo gênero é Opisthocomus. São aves também conhecidas por Ciganas. Algumas características desta ave são o seu pescoço e cauda alongados, seu comprimento varia em orno de 60 e 66cm, sua face tem uma pele de cor azul clara e seus olhos são de um vermelho intenso, a sua cabeça é pequena e tem uma crista de cor avermelhada. Uma das curiosidades do universo desta ave é a variação de cores que se estendem por sua cauda bronze-esverdeada, enquanto a plumagem de seu corpo é de um tom castanho-claro.

Jacu Cigano

Jacu Cigano

Embora não tenha cores muito distintas e vibrantes como a arara, esta é uma ave bastante exótica, porém pouco conhecida. A aparência de uma cigana ou Jacu Cigano é similar a uma galinha, mas curiosamente elas tem um odor de almíscar que se assemelha ao cheiro característico do crocodilo, ela emite sons estranhos que mais se parecem com sons oriundos de répteis, como se vê até aqui as ciganas tem uma misura característica de varias especies e classes de animais diferentes. Outro fato curioso ode ser observado nos filhotes de Jacu Cigano, eles nascem praticamente sem penas e com uma espécie de garra na ponta do que serão suas asas.

Animal

Animal

Com essas garras os filhotes são capazes de rastejar pelo ninho, e mais adiante eles as usam para escalas troncos de árvores enquanto não aprendem a voar. Quando se tornam adultas são capazes de voar, ainda que muito lentamente. Seus ninhos são construídos a beira de banhados em galhos de árvores. Alguns estudiosos relacionam esta mistura de características do Jacu Cigano a aves pré históricas conhecidas apenas através de estudos de fósseis encontrados. Aves pré históricas semelhantes a repteis batizadas pelos cientistas como archaeopteryx se caracterizavam por estranhas garras nas pontas das asas além de outros detalhes detectados nos estudos dos fósseis.

Imagens

Imagens

Estas são aves herbívoras e seu sistema digestivo é único e especial para suportar este tipo de alimentação, sendo que no seu papo são produzidas bactérias responsáveis pela decomposição das folhas ingeridas. Os filhotes são alimentados por secreções de seus pais. O acasalamento se dá no período das chuvas quando ambos trabalham na construção do ninho, lá serão depositados entre 2 e 3 ovos que deverão ser chocados por cerca de 30 dias. Os filhotes de Jacu Cigano ficam dependentes por mais 30 dias quando então já podem se aventurar sozinhos. Não há dúvidas de que esta ave, com todas estas características únicas, está na lista de animais bizarros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.