Canário

Canário é um pássaro delicado e canoro, que se divide em diversas espécies, entre as quais algumas se destacam por sua pelagem colorida outras por seu magnífico canto. No Brasil são mais populares o canário belga e o canarinho da terra, o primeiro é criado em cativeiro há muitos séculos, enquanto o segundo, natural do Brasil é considerado um animal silvestre e é necessário licença para criá-lo em cativeiro. Não seria muito bom ter um Gato De Estimação. No Brasil, assim como em todo mundo a criação de pássaros, especialmente de canários apaixona muitas pessoas, que estudam, pesquisam e se dedicam ao melhoramento das raças, através dos cruzamentos, com o objetivo de aprimorar a beleza de suas pelagens e também as características do seu canto.

Belga

Belga

As espécies de canários são classificados por seu porte, cor e seu canto, sendo julgados por sua plumagem, assim como pela forma como ficam no poleiro. Já o julgamento dos canários pelo canto é um assunto para experts, sendo que no Brasil só é criada uma espécie para essa classificação. UM canário bom de bico, ou seja cantador e com qualidade precisa de cuidados especiais, pra manter a saúde e a voz, como por exemplo, ele precisa permanecer em lugares silenciosos, pois os barulhos fortes perturbam o sensível animal. Entretanto os demais canários são simples de serem criados, requerendo apenas alguns cuidados básicos com sua alimentação e com sua Saúde e Beleza.

Canário

Canário

A água e a comida devem ser sempre frescas para evitar doenças e assim ele cantará para você durante anos, alegrando seus dias. Já o canário da terra é um dos pássaros mais conhecidos do Brasil, e apesar de não fazer parte da lista de Animais em Extinção e de ser uma espécie nativa de norte a sul do país, em alguns estados hoje não se encontram mais o canário da terra, seja pela ação do homem, pela Poluição do Ar, ou pela falta de condições ambientais para que continuasse a se reproduzir no meio ambiente adequadamente, ele desapareceu de algumas regiões onde viviam. Entretanto há um trabalho dos criadores credenciados pelo IBAMA para reverterem essa situação, fazendo com que o canário da terra volte a povoar todo o Brasil.

Canário da Terra

Canário da Terra

Atualmente a legislação ambiental proíbe a criação de canário da terra em cativeiro, há não ser em criatórios devidamente credenciados pelo órgão, e fiscaliza o Tráfico de Animais, onde o canário da terra junto com Animais da Amazônia, araras e Animais de Diferentes Espécies são capturadas e mantidas em más condições para serem vendidas. Quem deseja criar canários em cativeiro, seja em viveiros ou gaiolas, para fins comerciais e também simplesmente pelo prazer de conviver com um desses animais, deve procurar um posto do IBAMA na sua cidade e solicitar orientação sobre os procedimentos necessários. A legalização dos criadores não é difícil e é importante para a preservação dos animais da fauna brasileira e a preservação das espécies e do Espaço Natureza.


Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário