Canário

Canário é um pássaro delicado e canoro, que se divide em diversas espécies, entre as quais algumas se destacam por sua pelagem colorida outras por seu magnífico canto. No Brasil são mais populares o canário belga e o canarinho da terra, o primeiro é criado em cativeiro há muitos séculos, enquanto o segundo, natural do Brasil é considerado um animal silvestre e é necessário licença para criá-lo em cativeiro. Não seria muito bom ter um Gato De Estimação. No Brasil, assim como em todo mundo a criação de pássaros, especialmente de canários apaixona muitas pessoas, que estudam, pesquisam e se dedicam ao melhoramento das raças, através dos cruzamentos, com o objetivo de aprimorar a beleza de suas pelagens e também as características do seu canto.

Belga

Belga

As espécies de canários são classificados por seu porte, cor e seu canto, sendo julgados por sua plumagem, assim como pela forma como ficam no poleiro. Já o julgamento dos canários pelo canto é um assunto para experts, sendo que no Brasil só é criada uma espécie para essa classificação. UM canário bom de bico, ou seja cantador e com qualidade precisa de cuidados especiais, pra manter a saúde e a voz, como por exemplo, ele precisa permanecer em lugares silenciosos, pois os barulhos fortes perturbam o sensível animal. Entretanto os demais canários são simples de serem criados, requerendo apenas alguns cuidados básicos com sua alimentação e com sua Saúde e Beleza.

Canário

Canário

A água e a comida devem ser sempre frescas para evitar doenças e assim ele cantará para você durante anos, alegrando seus dias. Já o canário da terra é um dos pássaros mais conhecidos do Brasil, e apesar de não fazer parte da lista de Animais em Extinção e de ser uma espécie nativa de norte a sul do país, em alguns estados hoje não se encontram mais o canário da terra, seja pela ação do homem, pela Poluição do Ar, ou pela falta de condições ambientais para que continuasse a se reproduzir no meio ambiente adequadamente, ele desapareceu de algumas regiões onde viviam. Entretanto há um trabalho dos criadores credenciados pelo IBAMA para reverterem essa situação, fazendo com que o canário da terra volte a povoar todo o Brasil.

Canário da Terra

Canário da Terra

Atualmente a legislação ambiental proíbe a criação de canário da terra em cativeiro, há não ser em criatórios devidamente credenciados pelo órgão, e fiscaliza o Tráfico de Animais, onde o canário da terra junto com Animais da Amazônia, araras e Animais de Diferentes Espécies são capturadas e mantidas em más condições para serem vendidas. Quem deseja criar canários em cativeiro, seja em viveiros ou gaiolas, para fins comerciais e também simplesmente pelo prazer de conviver com um desses animais, deve procurar um posto do IBAMA na sua cidade e solicitar orientação sobre os procedimentos necessários. A legalização dos criadores não é difícil e é importante para a preservação dos animais da fauna brasileira e a preservação das espécies e do Espaço Natureza.


Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Prezado amigo,

    Tenho duas perguntas sobre canário belga:

    – Qual é o prazo para o canário voltar a cantar após emudecer para a troca de penas?
    – Posso servir água ou alimento gelado (pepino) para o canário?

    Obrigado
    AMAURI LUIZ DA COSTA

    AMAURI LUIZ DA COSTA 20 de maio de 2009 20:52
  • Olá Amauri,

    Sugiro que faça a sua pergunta a um profissional, pois infelizmente não sei te responder. Esse site é especializado em canários, talvez consigam responder a sua pergunta. Caso não consiga, também tem este outro, que parece ser uma autoridade sobre o assunto.
    Se mesmo assim não der certo, entre em contato com a gente novamente que daremos um jeito de descobrir isso pra você. Obrigado pela visita e participação.

    Att

    Rafael Coutinho 21 de maio de 2009 2:50
  • -gostaria de saber qual e a cor de canarios belgas que as pessoas mais gostam de comprar!!!

    silvana faria 24 de maio de 2009 9:13
  • Silvana,

    Sugiro que entre em contato direto com um criadouro para ter uma resposta precisa. Neste criadouro com certeza eles saberão responder a sua pergunta. Obrigado pela visita e participação.

    Att

    Rafael Coutinho 24 de maio de 2009 20:35
  • Pessoal,
    O correto é canaril e não criadouro. Moro em Curitiba e há uma associação de canaricultores, vc tem acesso pelo site: http://www.spco.com.br, lá com certeza vc terá suas dúvidas sanadas.
    Abraços.

    Paulo Schiwinski 6 de junho de 2009 1:26
  • Na primeira foto, não trata-se de um canário belga. O nome usual é “gloster”, e a foto em questão é de um “gloster com topete”. Antes que me perguntem, não sou criador, mas filho de algum, o que me trouxe algum conhecimento.
    Abraços.

    Paulo Schiwinski 6 de junho de 2009 1:29
  • Paulo,

    Obrigado pelo esclarecimento, em nome de toda nossa equipe e dos nossos leitores interessados em aves.

    Att

    Rafael Coutinho 9 de junho de 2009 10:28
  • Paulo,

    Mas uma vez obrigado pelo esclarecimento e pela fonte, muito boa sorte com a assossiação.

    Att

    Rafael Coutinho 9 de junho de 2009 10:29
  • Boa Tarde, gostaria de saber onde posso comprar filhostes de canários da terra..
    Muito Obrigado

    Kelvin Ravazzi 29 de setembro de 2009 16:05
  • KELVIN É VC MESMO ESTOU TE PROCURANDO SE FOR ME RSPONDE POR ESSE SITE MESMO OU ENTÃO ME LIGUE AQUI EM MINAS GERAIS UM BJ

    claudia 21 de outubro de 2009 0:14
  • Boa noite, meu canário belga desde janeiro de 2009 parou de cantar eu estou reparando nele que ele canta só que não sai o son,é como se ele estivesse com segressão no gogó apresentando uma espécie de roquidão ou resfriado, um amigo meu me indicou ivomec porum em gotas aplicado na coxa,por favor me ajude á ter o canto dele novamente, esse remédio posso usar nele e resolverá o poblema dele ou sr tem outro remédio para me indicar.

    Por favor aguardo resposta muito grato

    CARLOS MAGNO 12 de novembro de 2009 22:01
  • boa noite,
    carlos magno bem sugiro para vc usar o cantolindo em gosta, sendo 3 gostas por dia na água durante 10 a 20 dias ,se não resover te aconselho a comprar outo ou troca-lo

    gabriel silva 12 de fevereiro de 2010 21:39
  • Eu gostaria de saber que tipo de futas sao legais para dar para uis filhotes de canario belga e que tipo de comida e boua para eles filhotes eu estou fazento esta per guta pprque eu estava dando macao so e nao sei se elegal dar todos dias …? obrigado

    David 10 de março de 2010 21:36
  • a minha canaria bate as asas bem alto o que significa iso para o macho obrigado

    william 23 de julho de 2010 21:08
  • tenho uma canara belga ela ja colocou varios ovos quando eu vou olhar estao no piso da gaiola quebrados nao sei se e para separar o canario nen o momento certo mim ajude a reproduzir mim ensine passo por passo ja tentei procura mna internete mais nao consequir claramente estou triste não concigo ver reproduzindo mim ajude por favor eles quebraran e estao junto serar quer eles a inda vai cruza e quer devo fazer

    francisco reginaldo fernandes 23 de julho de 2010 21:09
  • gostaria de saber quer remedio colocar nos dedos de que estão parecendo inchaço

    francisco reginaldo fernandes 23 de julho de 2010 21:11
  • quer remedio para verme devo dar a eles quando para de reproduzir

    francisco reginaldo fernandes 23 de julho de 2010 21:12
  • Como faço para saber quando a canaria belga esta pronta para reprodução tenho 5 casais e não estou conseguindo tirar filhotes

    Mauricio Bulhosa 27 de setembro de 2010 13:04
  • se possivel gostaria de contatos para trocar informações sobre reprodução de canarios etc…..

    Mauricio Bulhosa 27 de setembro de 2010 13:06
  • para quem não consegue tirar filhotes de canários da terra ou belga, tente cria-los em um viveiro
    se o viveiro for grande pode até ter mais de um ou até mais de dois casais.
    se o casal se conhecer há muito tempo, coloque-os no viveiro que vc tira filhote fácil

    Doug 17 de outubro de 2010 20:00
  • caro amigo
    tenho dois canários que cantão muito so que daqui algum tempo pararam de cantar obs;eu usei alax neles que é para acaro de traqueia ;eles ficam tentando retirar algo Por favor me ajude o que devo fazer para curaros.

    Alcyre Fernandes 15 de fevereiro de 2011 22:01
  • oi eu crio carios belgas e nunca concigo criar os filhotes eles nascem mas cempre morrem eu coloco no recipiente ovocozido gilo folha de colvi mas eles nunca se criam

    oriana egles 3 de maio de 2011 0:11
  • vc pode mim responder por que e o que eu devo coloca para os filhotes grata oriana

    oriana egles 3 de maio de 2011 0:12
  • como que se cria canario

    pablo 8 de agosto de 2011 18:59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *