Andorinhas

A andorinha é um belíssimo pássaro, bem pequeno, mas com seu corpo bem delineado, mede cerca de 13 cm, voa sempre graciosamente. Sua característica é o rabo cortado no meio formando um “V”, têm asas compridas e pontiagudas, que facilita as acrobacias e mergulhos no ar, têm vida longa para um pássaro tão pequeno, é, elas podem viver cerca de 8 anos. São muito encontradas na Europa, na Ásia e principalmente na África. São adeptas a temperaturas mais altas, por isso são chamadas de “mensageiras da primavera”, quando aparecem são para dar adeus ao inverno, e saudar a primavera.

Musica

Música

Voo

São aves muito ágeis, com enorme senso de direção e resistência, passam a maior parte do dia no ar. No geral são difíceis de fotografar, pois estão sempre voando, quase não pousam durante o dia, se alimentam, tomam banho e até namoram no ar.  Alimentam-se basicamente de insetos, e também “tratam” de seus filhotes voando, ensinando acrobacias a eles. Vivem em grupos de “famílias”, estão sempre juntas, por isso é normal vê-las sempre em bando e até mesmo caçando.  Elas só param de voar quando uma tempestade esta para chegar, aí sim, você consegue vê-las pousadas nos fios e árvores.

Passaros

Construção de Ninhos

Seus ninhos são geralmente feitos de palha e lama, o casal de andorinhas sempre o faz juntos, gostam de árvores ocas, muitas vezes procuram o ninho do qual nasceram, para reconstruir o novo e então colocar seus ovos (de 4 a 5 ovos), somente quando os antigos ninhos estão ocupados é que procuram outra árvore, mas mesmo assim, buscam sempre uma próxima do ninho antigo. A cria leva cerca de 23 dias para sair dos ovos. As Andorinhas não se importam de viver próximo do homem, por esse motivo em muitos lugares as pessoas costumam colocar cabaças nas árvores para que as andorinhas façam um furo e construam seus ninhos dentro delas. Os agricultores que gostam da presença das andorinhas, pois elas devoram grande parte das pragas que consomem a lavoura.

Andorinha

Andorinhas

Lendas

No Brasil conta a lenda que quando Noé abriu a arca, a serpente mal esperou que os animais saíssem pediu para a mosca voar e procurar qual sangue era melhor, e quando a mosca estava voltando para contar a serpente sobre o sangue humano, a protetora andorinha voou ao encontro da mosca e cortou sua língua para que não contasse nada para a serpente. A serpente querendo se vingar da “amiga dos homens”, tentou devorar a andorinha, que foi um pouco mais rápida, e escapou não totalmente ilesa, pois a serpente mordeu seu rabo, rasgando algumas penas, deixando uma pequena falha. De acordo com uma lenda na Valônia, a andorinha que sobrevoava Jesus Cristo no momento de sua crucificação, retirou cada espinho que feria a testa. E por ser protetora, aquele que derrubar seu ninho iria atrair a punição do céu.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.