Artrópodes

Artrópodes

De acordo com a etimologia da palavra artrópodes, athros é o mesmo que articulado, enquanto que podos é o mesmo que patas ou pés. De todos os animais existentes os artrópodes formam o maior dos grupos sobre a face da terra. Fazem parte deste grande grupo diversas classes, algumas delas são: os insetos diferentes, representados, por exemplo, pelos gafanhotos; aranhas e escorpiões que pertencem a classe arachnida; os quilópodes representado pelas centopéias; os crustáceos representados pelos caranguejos; e muitas outras classes que não citamos aqui. Para se ter uma idéia em torno de 4/5 de todas as espécies que existem são de artrópodes. Seu habitat tanto pode ser aquático quanto terrestre, e entre os invertebrados são os únicos dotados da capacidade de voar.

Artrópodes

Artrópodes

Características

Como a própria origem do nome já diz, sua principal característica diz respeito a articulação de suas atas, com elas eles podem executar movimentos bastante elaborados, posições estranhas e muito diferentes do que os demais animais são capazes de fazer. Este tipo de articulação trás outros benefícios muito importantes e úteis, como por exemplo, a capacidade de melhorar seu desempenho no momento de se defender dos predadores; também são muito eficazes no momento da captura de seus alimentos. Quem nunca teve curiosidade de observas as minusculas formigas trabalhando em seus carreiros?

Características

Características

Elas são capazes de nos proporcionar momentos incríveis de observação com manobras muito interessantes, mesmo que estejam carregando enormes pedaços de folhas, pois são capazes de suportar um peso muitas vezes superior ao seu próprio corpo, sem danos a sua performance nas suas tarefas. É bastante comum que professores se utilizem da observação da formiga para exemplificar várias das qualidades dos artrópodes. Estes animais também são dotados do que se denomina o seu exoesqueleto, capaz de oferecer maior segurança contra possíveis predadores e demais perigos externos, também é muito útil para evitar a perda excessiva de água.

Insetos

Insetos

Curiosidades

Com o tempo estes animais vão crescendo e muitas vezes o exoesqueleto acaba por limitar a sua vida, é neste momento que a sua adaptação se torna visível, pois o exoesqueleto deve se desprender do corpo sendo imediatamente substituído por um novo que já está devidamente formado por baixo do que se desprendeu. Esta mudança deve ocorres tantas vezes quantas forem necessárias durante a vida de um artrópode, por isso é bastante comum que se encontrem exoesqueletos abandonados na natureza, o que não significa a morte dos animais, mas sim a sua adaptação a uma nova condição. A natureza e sua beleza não cansa de nos surpreender com sua imensa diversidade, e além disso com pequenos animais com estes, capazes de se transformarem em nome de uma renovação, assim o homem deve seguir seus exemplos e buscar a sua adaptação ao meio ambiente, sem causar prejuízos aos demais habitantes deste imenso planeta.

2 comentários

  1. EU SOU LINDA VC N É TEM ALGO CONTRA COM KSSO PQ EU N GOSTO DE PESSOAS CHATAS QUE FICAM ME IRRITANDO TA COMO NO SITE CULTURA MIX

  2. voceis sao inteligente em

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>