Filhote de Rinoceronte

Os Rinocerontes

Os rinocerontes são grandes animais da classe dos mamíferos perissodáctilos que são ungulados de dedos ímpares, em resumo, isso quer dizer que eles tem a característica de possuir glândulas mamárias e que nas fêmeas possibilitam a produção de leite para que os filhotes se alimentem, além de também possuírem pelos no corpo. Além disso, a ordem dos periossodáctilos ungulados agrupam os mamíferos terrestres que contêm um número ímpar de dedos em suas patas, mas nesse caso esses dedos são compreendidos como cascos.

Esses animais pertencem a família chamada Rhinocerontidae, que são mais comuns de serem encontrados na Ásia e na África e nos dias de hoje são englobadas em cinco espécies e em quatro gêneros, sendo que dois deles são mais incidentes na África, que é o caso do Rinoceronte Branco de nome científico Ceratotheriu simum e o Rinoceronte Negro, de nome científico Diceros bicornis. Já os rinocerontes que são mais incidentes na Ásia são: Rinoceronte de Java, de nome científico Rhinceros sondaicus. Também há o Rinoceronte de Sumatra, de nome científico Dicerohinus sumatrensis e ainda o Rinoceronte Indiano, que possui o nome científico de Rhinoceros unicornis.

Os rinocerontes vivem na maioria das vezes sozinhos e isolados, em savanas, que são as regiões onde a superfície é predominantemente plana e a vegetação mais incidente são as gramíneas, ou vivem também em florestas comuns, sendo que o único e principal requisito é que existam água de maneira abundante e todos os dias.

Na África, os rinocerontes são protegidos de uma maneira especial, e isso se da devido ao fato de esses animais fazerem parte de um grupo composto por cinco mamíferos que tem um grande porte  e que são selvagens e mais raros de encontrar e consequentemente de serem caçados pelo homem e que com isso passam a se tornar uma espécie de atração turística no continente. Porém, ainda com toda a dificuldade, os humanos acabam realizando a caça predatória com esses animais, o que afeta imensamente a população dos mesmos.

Toda essa caça que foi citada afeta imensamente a população desses animais pelo fato de que os rinocerontes adultos não contarem com nenhum tipo de predador a não ser o homem. Esse é um fator que contribui imensamente para que esses animais se encontrem no estado que estão hoje: em extinção. Além disso, os rinocerontes também são animais pouco férteis e sendo assim, uma fêmea só consegue ter uma cria a cada dois anos, por isso ficam ainda mais vulneráveis a caça que sofrem e também a destruição do local onde vivem (habitat natural).

O principal motivo para que esses animais sejam alvo da caça é porque praticamente todas as partes do seu corpo podem ser utilizadas na medicina tradicional da Ásia, sendo que o mais procurado e utilizado é o corno, que é amplamente usado como um afrodisíaco – que são as substâncias que contam com propriedades de estimulantes sexuais – além de supostamente servir para a cura de febres ou ainda para se fazer uma poção que afirmam-se que consegue detectar alguns tipos de veneno.

Como já foi apontado, todas as espécies de rinocerontes hoje em dia possuem algum grau de risco de serem extintos, estando assim listados na Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora (CITES), que também é chamada Convenção de Washington. Há uma estimativa de que exista somente cerca de doze mil animais ao redor do mundo todo, o que é um número consideravelmente pequeno. E sendo que dessas doze mil, todas são protegidas por alguma lei do local, mas ainda assim, nenhuma delas possui um número oficialmente seguro. A espécie que é menos ameaçada hoje em dia é o Rinoceronte Branco e a mais ameaçada é a do Rinoceronte de Java, que já no ano de 2016 restavam somente sessenta e três deles.

CITES

CITES

Devido a todo esse cenário crítico para os rinocerontes, em meados dos anos 70 iniciaram-se as campanhas para a proteção desses animais, mas ainda com essas medidas sendo tomadas, o declino dessa espécie vem sendo muito severa. Atualmente existem acordos da Convenção de Washington que já foi citada acima, que proíbem a comercialização de qualquer produto que seja derivado desses animais, porém, o comércio ilegal ainda é comum, por não ser possível de controlar, além da caça desses animais.

Principais Características Dos Rinocerontes

Os rinocerontes são animais bastante corpulentos e que possuem um tórax largo, a cabeça avantajada e as pernas curtas. Os ossos que constituem seus membros inferiores, como a tíbia e o perônio e o rádio e o cúbito, são bem desenvolvidos e adequadamente separados, porém, quase que não tem mobilidade. Já os pés desses animais, como já foi dito, são protegidos por um casco mais curto, e por baixo eles contem três dedos, sendo cada um deles protegidos individualmente.

Os rinocerontes asiáticos possuem a pata um pouco mais grossa quando comparadas as patas dos rinocerontes africanos, que possuem as patas mais ágeis e mais leves, os levando a conseguir alcançar a até quarenta e cinco quilômetros por hora em uma corrida. Já a pele desses animais é bastante espessa – possuindo aproximadamente dois centímetros e meio de espessura e eles contam com pelos que não são muito aparentes e além disso, ela possui algumas pregas que a deixam com aspecto enrugado, o que pode deixar os animais com uma aparência de possuir placas. Essas placas ficam mais suscetíveis a presença de ectoparasistas, como por exemplo os carrapatos.

A cauda desses animais possuem cerdas bastante rígidas e eles também contam com  pelos perto de suas orelhas, sendo que o crânio desses animais tem uma certa elevação na parte de cima e também é alongado, pois possuem uma forte crista do osso occipital. A caixa do crânio desses animais é consideravelmente pequena, e como consequência, o cérebro deles também.

Filhotes De Rinocerontes

As fêmeas dos rinocerontes conseguem ter aproximadamente uma gestação a cada dois anos, sendo que até os filhotes nascerem demora entre quatrocentos e vinte a setecentos e setenta dias. De modo geral, cada gestação produz apenas um filhotinho, que fica aos cuidados da mãe até que ela inicie uma outra gestação e tenha um outro parto.

A atividade sexual de uma rinoceronte fêmea é iniciada aproximadamente aos quatro aos seis anos e nos machos isso acontece entre os sete e os dez anos. A longevidade desses animais é de aproximadamente cinquenta anos de idade.

Como já foi dito acima, os rinocerontes adultos não possuem nenhum outro predador além do homem, que realiza a caça apenas de maneira predatória, porém, seus filhotes são alvo de outros predadores, como por exemplo os tigres, os leões e as hienas, desde que exista uma condição adequada para os mesmos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.