Animais em Extinção no Brasil

A destruição de habitats para a ocupação humana, pastagem, lavoura, extração da madeira, exploração comercial excessiva (que no caso seria a pesca e a caça ilegal), a introdução de espécies exóticas e a poluição são ações que estão provocando uma taxa enorme de extinção das espécies animais e vegetais.

Vale lembrar que muitas espécies possuem substâncias potencialmente úteis à humanidade e são essências ao equilíbrio dos ecossistemas que sustentam a vida na Terra.

Não podemos esquecer os benefícios estéticos oferecidos por várias espécies, gerando benefícios econômicos para o país com a conservação da fauna, como a maioria dos países africanos que usam-na para o ecoturismo.

A grande parte da população brasileira infelizmente não trata com prioridade a questão do meio ambiente, e graças a isso o Brasil tem uma lista, que não é muito pequena, de animais que sofrem extinção, a qual só aumenta a cada dia.

O processo de extinção dos animais na natureza era considerado lento, deveria demorar muitos anos para uma espécie ser completamente extinta da natureza. Porém, o ser humano acelerou demais esse processo, através do desmatamento e queimadas de florestas, caça predatória e outros atos.

Aí está uma lista com alguns dos animais que estão sofrendo extinção no Brasil:

Arará azul;

Ararinha azul;

Arará azul de lear;

Arará azul grande;

Arará azul pequena;

Arará vermelha;

Arará de barriga amarela;

Ariranha;

Araracanga ou Arará piranga;

Bacurau de rabo branco;

Bicudo verdadeiro;

Cachorro vinagres;

Cardeal da Amazônia;

Cervo do pantanal;

Chimpanzé (Pan troglodytes);

Gato do mato;

Gato maracajá

Gato palheiro;

Jaguatirica;

Leopardo;

Lobo guará;

Maracanã;

Mico leão dourado;

Morcego cinza;

Onça parda;

Onça pintada;

Papagaio;

Peixe boi;

Rolinha;

Tamanduá bandeira;

Tartaruga marinha;

Tartaruga de couro;

Tucano de bico preto;

Veado.

Para proteger a biodiversidade, é preciso preservar o ambiente natural das espécies. Por isso, são criados os projetos de animais em extinção, ONG’s, unidades de conservação como reservas biológicas e parques nacionais.

Outro modo de preservação da biodiversidade é o combate da biopirataria, tanto de animais quanto de plantas, que são enviadas para o exterior a fim de servirem como pesquisas de cosméticos, medicamentos e outros produtos, e também a venda de animais silvestres.

É incrível onde a ganância do homem chega, só para ter um bom nível social. Se hoje estão acabando com os animais, as plantas e o meio ambiente, daqui uns tempos vão passar um por cima do outro (neste sentido).

É lamentável onde tudo está chegando, cada vez mais próximo do fim, devido ao mundo capitalista que invade cada dia mais as matas e florestas para capturar animais, cortar árvores, queimar e desmatar de todas as formas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.